5º dia - O Santuário Interno

  • Surpreendentemente, o Santuário Interno era muito pequeno e, ao contrário das outras divisões, não era em nada decorado. Era uma divisão vazia, com um altar de pedra central onde repousavam três frascos: um amarelo, um vermelho e um azul, incluindo uma inscrição. A estátua de Nefertum – o homem com o lótus – guardava-os.



    "Estes são fracos de pura morte."Nefertari explicou cautelosamente, e Marco, que estava prestes a agarrar o frasco vermelho para ler o que estava nele escrito, rapidamente afastou a sua mão.


    "Tenta não deixá-los cair. Dois desses fracos contêm doenças mortíferas tão virulentas que qualquer pessoa que estiver por perto morre num piscar de olhos. Continua a não existir uma cura para essas doenças, mas desde que elas estejam seguras nos frascos, não podem infetar as pessoas. O outro frasco contém a cura para uma doença já existente. Se derramarmos essa cura no Nilo, poderemos neutralizá-lo, e as águas do rio espalharão a cura por todo o mundo.



    Este tipo de frascos era feito apenas por dois dos mais altos sacerdotes de Nefertum, Nil e Menes. Sabemos que Nil colocava apenas afirmações verdadeiras nos frascos que ele fazia, e Menes inscrevia afirmações falsas. Precisamos de encontrar o frasco correto com a cura." Era isto o que estava escrito em cada frasco.



    Frasco amarelo Frasco azul Frasco vermelho
    A cura está aqui. A cura está aqui. Pelo menos dois destes frascos foram feitos por Menes.






    Qual dos frascos contém a cura?


    Tarefa: Para esta tarefa, precisas de descobrir onde está a cura e PROVÁ-LO publicando o seu raciocínio lógico.



    TÓPICO DE DISCUSSÃO SOBRE ESTE EVENTO => https://wbb.forum.travian.com/thread/519559

    jl_sig.png

    The post was edited 2 times, last by JL. ().

  • Jogador: mWings
    Servidor: ts20.travian.pt
    Resposta: Vermelho


    Raciocínio:
    * Direto: O frasco Vermelho foi feito por Nil o que torna a afirmação V(verdadeira) e então os outros dois foram feitos por Menes, o que torna as afirmações falsas, logo temos: Am => C (F); Az => C (F); V => (V) e é a Cura


    * A outra hipótese: O frasco Vermelho foi feito por Menes, então a afirmação do frasco Vm é falsa, logo Menes fez 1 ou 3 frascos.
    1. Menes fez 1 frasco: Teria de ser o Vm. Nil fez os outros dois, mas como as afirmações são contraditórias, não podia ter acontecido.
    2. Menes fez os 3 frascos, então: Am => C (F); Az => C (F); Vm (F) e a Cura!


    :thumbup:
    mWings

  • Frasco vermelho.


    A afirmação do fraco vermelho tem que ser verdade. Se fosse mentira, o frasco diria "Menos que dois deste fracos são mentira". Então, o fraco vermelho teria que tinha que ser a única mentira porque qualquer outra mentira aumentaria o número de mentiras para 2, o que seria uma contradição. Se o fraco vermelho for a única mentira, então os fracos amarelo e azul seriam verdade, e isso não pode acontecer porque ambos alegam ter a cura, e apenas um a pode ter.


    Sendo o frasco vermelho verdade, sabe-se que os outros dois são mentira, e então a solução só pode estar no frasco vermelho.


    PTX, Syam

  • Nils apenas inscreveu no frasco vermelho ( afirmação verdadeira )...
    Menes inscreveu no amarelo e azul, logo são afirmações falsas, pois não contém a cura...
    Lógicamente o que contém a cura é o vermelho.[/u][/i]

  • username: Hazelhazard
    servidor:pt20


    resposta: frasco vermelho.
    explicação: Se apenas há uma cura então ou o frasco amarelo ou azul foi feitos pelo Menes pois um teria de estar a mentir. Segundo o frasco vermelho "há pelo menos dois frascos que foram feitos pelo Menes", se isto fosse mentira, então apenas um frasco poderia ter sido feito por ele, que seria este, mas como já foi concluído que pelo menos um que diz que é a cura foi feito por Menes então esta afirmação tem de ser obrigatoriamente cerca e por consequência feita pelo Nil. Por fim se o frasco vermelho foi feito pelo Nil e diz que há pelo menos dois feitos pelo Menes, por exclusão de partes estes são os dois frascos que dizem que são cura, e sendo feitos pelo Menes são mentira restando o frasco vermelho como única possível cura.

  • O frasco que contém a cura é o frasco vermelho.


    Afirmação do frasco vermelho - Verdadeira, logo as outras duas inscrições foram feitas pelo Menes portanto são ambas falsas!!


    Amarelo - F
    Azul - F
    Vermelho - V


    staysafe
    pt20

  • O frasco Vermelho é o certo já que existem se o frasco vermelho fosse produzido pelo Menes queria dizer que os outros 2 seriam feitos por Nil, o que nao podia acontecer, já que se assim fosse a cura estaria em 2 frascos.
    Por isso o frasco vermelho foi produzido pelo nil, e ao estar certo quer dizer que os outros 2 (amarelo e azul respetivamente) foram feitos pelo Menes ou sejam nao possuem a cura, sendo o que resta o vermelho ou seja o certo.

  • Boas,


    A cura está no frasco vermelho.Sabemos que 2 frascos foram feitos por Menes, e que ele escrevia afirmações falsas,também sabemos que Nil colocava afirmações verdadeiras , uma das frases diz que "Pelo menos dois destes frascos foram feitos por Menes" os outros dois dizem que tem a cura , o frasco vermelho alerta para o facto de menes ter feito dois frascos, faz todo o sentido no meu ver que esta afirmação seja verdadeira e que as outras duas sejam falsas , logo a cura está no frasco vermelho feito pelo Nil.


    HH_K&C
    ts20.travian.pt

  • Server: ts20.travian.pt
    Nick: Tronic


    Resposta: Frasco Vermelho tem a cura
    Como o Menes diz sempre mentiras, nunca iria dizer que os frascos que ele fez tinham a cura, ou seja, ao dizer "a cura está aqui" está a mentir; por outro lado como o Nil diz sempre a verdade, vai sempre dizer quais os frascos que o mentiroso(Menes) fez, ou seja, "dois frascos foram feitos pelo Menes"

  • ts20.travian.pt
    Delacruz


    A cura está no frasco vermelho.
    A frase do frasco vermelho tem de ser verdadeira, se não, não seria possível dizer qual dos outros dois frascos teria a cura, e implica que Nil tenha mentido.
    Sendo esta verdadeira, sabemos que as outras duas são falsas, porque foram feitos por Menes.
    Podemos também ter o caso de os 3 frascos terem sido feitos por Menes, o que faz com que o vermelho seja novamente a única opção correta.
    É também impossível que os 3 tenham sido feitos por Nil, porque ele só diz a verdade.

  • O frasco que tem a cura é o Vermelho.


    Menes mentiu ao dizer que a cura estava no Frasco Amarelo e Azul. E Nil, afirmou verdadeiramente que, pelo menos dois dos frascos foram feitos por Menes ( Azul e Amarelo ).


    Logo, se a cura não está nem no Frasco Amarelo, nem no Azul (pois Menes disse que a cura estava nesses fracos), o Frasco Vermelho é o que tem a cura.

  • Frasco vermelho.


    Dois dos frascos têm de ter informação falsa, logo a afirmação do frasco vermelho é correta e as informação no frasco amarelo e azul são falsas. Se a afirmação do frasco vermelho fosse falsa, então só haveria um frasco feito por Menes (o vermelho) e assim ficaríamos com dois frascos com afirmações verdadeira e com a suposta cura, o que era impossível tendo em conta que só existe um frasco com a cura. Concluindo dois dos frascos têm de ter sido feitos por Menes, o azul e o amarelo. O frasco vermelho foi feito por Nil.


    fswdv
    pt20

  • Fracos vermelho contem a cura. Pois é mentira que 2 fracos foram feitos por menes, pois 3 foram feitos, o que implica que a cura não está em nenhum dos outros que afirmam ter a cura. a Cura esta no frasco que afirma que 2 frascos foram feitos por menes, pois esta não refere nada em relação a cura, logo não negando ou afirmando que possui a cura no seu interior

  • A cura está no frasco Vermelho.


    Se assumirmos que o frasco Amarelo é verdadeiro então o frasco Azul é falso.
    O frasco Amarelo sendo falso faria com que dois frascos sejam feitos por Menes (azul e amarelo), que significaria que o frasco amarelo tem escrita a verdade logo teria sido feito por Nil, entrando num ciclo infinito paradoxal.


    Amarelo - Cura - Verdadeiro - Nil
    Azul - Cura - Falso - Menes
    Vermelho - Pelo menos dois frascos foram feitos por Menes - Falso - Menes (impossível)
    Ou
    Vermelho - Pelo menos dois frascos foram feitos por Menes-Verdadeiro-Nil (impossivel)


    A mesma situação ocorre se assumirmos que o frasco Azul é verdadeiro.


    Ao assumirmos que o frasco vermelho é verdadeiro e que tem a cura, os outros dois serão falsos e terão sido feitos por Menes, o que significa que o que está escrito no frasco vermelho é verdadeiro, batendo tudo certo.


    Amarelo - Cura - Falso - Menes
    Azul - Cura - Falso - Menes
    Vermelho - Pelo menos dois frascos foram feitos por Menes - Verdadeiro - Nil

  • A cura está no frasco vermelho. Se esse frasco fosse o de Menes e sendo a afirmação dele falsa ele não podia ter mais nenhum. Como o Nil não mente, ele não ia escrever em dois frascos uma mentira e uma verdade. Logo a afirmação do frasco vermelho tem de ser verdadeira e escrita por Nil, e as outras duas mentiras do Menes.

  • Eu creio que seja o Frasco vermelho tendo em vista que se a informação "Pelo menos dois destes frascos foram feitos por Menes." for falsa, teremos apenas um frasco (ou nenhum) feito por Menes. Como ele mentia, é impossível afirmar qual o certo entre o frasco azul e o amarelo.
    Portanto, se a afirmação do frasco vermelha for correta, saberemos que a mesma foi escrita pelo Nil (sendo assim verdadeira) e as outras duas são apenas as doenças.
    Nick: Xunicatinha
    Server: tx3.travian.pt

  • pestanejando - br3


    Resposta: Garrafa Vermelha


    Assumindo que tanto a afirmação da garrafa azul quanto a da amarela sejam falsas, ou seja que foram feitas Menes, a afirmação da garrafa vermelha é verdadeira. Portanto, como o rótulo da garrafa amarela e da azul afirmam que elas têm a cura, então a cura não está em nenhuma delas. Portanto, a garrafa vermelha contem a cura.


    Se assumirmos que apenas uma afirmação entre a da garrafa azul e a da garrafa amarela é falsa, então fica impossível determinar a validade da afirmação da garrafa vermelha, e portanto, o problema não teria solução.


    E por último, não é possível que as afirmações da garrafa amarela e da azul sejam ambas verdadeiras, pois então teríamos duas garrafas com a cura.

  • Frasco amarelo - A cura está aqui.
    Frasco azul - A cura está aqui.
    Frasco vermelho - Pelo menos dois destes frascos foram feitos por Menes.


    Nil fala verdade, Menes mente.


    Se o frasco vermelho for do Menes, então a afirmação é falsa e só um frasco é que foi feito por ele.
    Como o frasco vermelho já seria dele, os outros dois teriam de ser do Nil e ambas as afirmações verdadeiras.
    O que não é possível porque a cura só está em 1 dos frascos.


    Temos assim que o frasco vermelho é do Nil e portanto a afirmação é verdadeira, ou seja, os outros dois frascos são do Menes.
    Como o Menes mente sempre, isso quer dizer que nenhum dos outros dois frascos tem a cura.


    Resta assim o frasco Vermelho para conter a cura.


    LCDF
    ts20.travian.pt

  • jogador: Tequila Bum Bum
    servidor: Fire and Sand X3 PT


    A cura está no frasco vermelho.
    Se o próprio Menes tivesse escrito no frasco vermelho: "dois destes frascos foram feitos por Menes" isto então seira uma mentira, o que erradamente levaria-nos a crer que ele fez apenas um frasco, visto que ele mente. Seguindo este raciocínio, e considerando que Nil, que só fala verdades, tivesse escrito "A cura está aqui" num dos outros frascos, nos restaria o terceiro frasco que só poderia estar com uma afirmação mentirosa, portanto, escrita por Menes, o que contradiz a lógica de que Menes fez o frasco vermelho.
    Nil fez a cura e pôs no frasco vermelho, e Menes mentiu nos frascos Azul e amarelo.