Perda de Jogadores

• Estou tentando continuar com uma equipe forte no Travian par servidores futuros. Mas muitos estão pensando em desistir após perceberem que é exigido um alto custo financeiro para poder competir no jogo. Alguns jogadores gastam cerca de 560 reais por mês... Eu gasto em torno de 50 reais mas ainda sinto falta para usar em algumas coisas.. E realmente é desleal quando um jogador pode incorporar mais tropas que eu simplesmente por ele ter mais "cash" disponível. Isso é traduzido como "pay to win" e qualquer comunidade de jogos reprova isso.

Gostaria de deixar uma sugestão e reforçar a sugestão que já dei (mas em inglês) em outro post.

Sugiro que criem um sistema de "Ticket" para partidas no travian.. As partidas teriam um preço fixo para competir, esse preço seria pago em Ouro pela conta do jogador. Se ele quiser jogar em mais servidores, basta pagar mais ouro normalmente. O ouro permitido para ele usar durante TODO o servidor seria fixo.. a única influencia que sofreria seria da Prata, caso ele quisesse converter.

Além disso poderia ser inserido um sistema "Ranqueado" para só ter acesso a servidores de alto nível quem tivesse rank maior de vitórias em servidores passados e, claro, mais Ouro disponível para competir (o servidor poderia ser mais caro para entrar).

Vantagens:

- Todo jogador seria jogador "a sério". Evitando MUITO o número de evasão inicial dos servidores.

- Reduziria MUITO o número de multis.. levando em conta que toda conta teria q ser paga pra existir.

- Competição justa entre jogadores, pois todos teriam o mesmo Ouro, com pequenas variações devido a Prata.

- Vocês do Travian iriam ter mais jogadores monetizados (menos jogadores que pagam mais.. mas mais jogadores que pagam algo.. Pois MUITA gente não poe Cash no travian por achar caro demais.. e por notar que não é suficiente.. Eu dou 50 por mês e estou querendo parar de jogar pois vejo que está longe de ser o suficiente pra competir de igual com quem poe muito mais que eu).

- O sistema ranqueado iria filtar mais ainda os Multis.. pois mesmo o jogador de Multi pagando pela Multi.. ele só iria competir em ranks mais altos se a conta Multi tb tivesse um bom desenvolvimento e sucesso.. Oq facilitaria o trabalho dos Multi-Hunter de detectar padrões desses Multis.. pois o nick deles sempre andariam juntos.

Posso oferecer muito mais detalhes e sugestões se estiverem dispostos a ouvir.

Só peço que façam algo logo pois eu já contei com mais de 20 jogadores que estão parando de jogar por conta do alto custo para ser competitivo.. Não sei se isso é um problema pra vocês.. mas duvido que eu e minha equipe sejamos uma minoria a pensar assim. Gostaríamos que Travian não fosse um jogo de Elite.. Afinal, há muitos bons jogadores que tem baixo poder aquisitivo para oferecer um desafio de verdade.. mas que infelizmente não podem competir por não ter renda suficiente pra isso. E que por sinal, é um dos jogos mais caros de se jogar atualmente.

Obrigado.

• Sua sugestão faz sentido, mas acho que é inviável e só traria prejuízos mesmo buscando algo bom. Eu sou estudante de Game Design atualmente, estou me formando esse ano e acredito que posso dizer que existem formas melhores de se melhorar o Travian como ele é hoje.

Primeiramente, fazer com que as contas sejam pagas seria um erro. Sim, reduziria o número de multis, mas ao mesmo tempo evitaria que novos jogadores se interessassem pelo jogo, que convenhamos que em pleno ano de 2019, pouquíssimas pessoas ainda buscam jogos de browser como antigamente, como nos primeiros anos de Travian. Eu jogo desde 2006, já joguei de inúmeras formas, com e sem ouro, e é fato que desde sempre, para ser competitivo, o jogador tem sim que pagar ouro.

O problema principal é que Travian sempre foi pay-to-win, de um jeito ou de outro. Novos jogadores são oprimidos pelos veteranos tanto pela desvantagem de conhecimento, ouro mesmo ou até alianças. A gente sabe que a vantagem vai pra aqueles que começam a formar alianças fortes desde antes mesmo do servidor abrir, e os novatos que nem contatos tem pra buscar uma aliança, ficam tentando sobreviver nesse cenário.

Por fim, nessa minha pequena análise da situação do jogo, temos que concordar que Travian é um jogo de gente mais velha. Jogadores adolescentes ou crianças, por exemplo, não sentem a menor vontade de jogar. E eu já vi muitos casos esses jogadores mais velhos dizendo claramente que pagam o jogo, e por isso querem ganhar nele. Se fosse pra uma faixa etária que pegasse jogadores mais novos, eu faria a sugestão de tirar o pay-to-win do jogo e colocar coisas cosméticas e afins. Praticamente todos os jogos fazem isso. Mas vendo essas situações como o caso que citei, não acho que o público de Travian hoje em dia iria querer parar de comprar gold, sinceramente falando, ou comprar pra ter "coisinhas cosméticas". No entanto, é fato também que o jogo pay-to-win deve acabar.

A equipe do jogo fez muitas melhorias no jogo, como a criação das novas tribos, construções específicas de cada uma inclusive com artes diferentes, entre outros, mas o sistema pay-to-win permaneceu inalterado. Acredito que a equipe deveria fazer uma pesquisa com todos os jogadores e buscar soluções pra esse problema. Pra mim, pessoalmente falando, eu apoiaria totalmente a criação de conteúdo cosmético por gold, e o jogo sem ter vantagens pra quem coloca gold, mas como eu citei tenho quase certeza que os veteranos não iriam concordar com isso, ou iriam se desinteressar do jogo.

Pra finalizar meu texto gigante aqui, acredito que novos modos (ainda tentando ser sem pay-to-win) poderiam ser uma forma de incentivar mais gente a jogar Travian, e a voltar a jogar também. Mas modos mais curtos também, pois vejo muita gente, inclusive eu, que prefere jogar em servidores mais rápidos por que os servidores 1x consomem muito do nosso tempo. Enfim, como fã de Travian desde muito, muito tempo, gostei de ver essas tentativas de renovar o jogo, e gostaria ainda mais de ver um melhor balanceamento do gold e suas vantagens.

• Concordo com tudo que você disse. Inclusive jogos como League of Legends é um exemplo fantástico de sucesso sem necessidade de o jogo ser pago obrigatoriamente. Mas tentei deixar ao menos esse fato inalterado pela questão do estilo de jogo do Travian ser bem diferente dos outros jogos, atraindo um público bem diferente. Mas explicando por partes:

Para a equipe Travian fazer esse sistema de "ticket" não precisaria eliminar o sistema Free-to-Play. Deixaria alguns servers 100% gratuito pra galera conhecer (com ouro bem limitado, ou seja, mostraria que o total potencial do jogo é explorado em "ranks mais altos").

Por exemplo:
    Servidor Rank 0 - Começa com 100 de ouro até o fim do server. Gratuito.

Servidor Rank 1 - Começa com 500 de ouro até o fim do server. Custa 1 ticket.

Servidor Rank 2 - Começa com 1000 de ouro até o fim do server. Custa 2 tickets.

Servidor Rank 3 - Começa com 5000 de ouro até o fim do server. Custa 3 tickets.

...

Servidor Rank 10 ou Desafiante/Profissional (ultimo nível) - Começa com 20k.. 40k... Custa 10 tickets.

Não sei oq sugerir pra valores profissionais, a equipe Travian deve saber melhor.. Mas teria q ser uma quantia em que todos os jogadores tenham acesso a todos os recursos do jogo.. Sendo q cada um iria julgar como melhor usaria eles.. Seja pra incorporar.. pra fazer Pushing de aldeia.. Pra reparar uma aldeia sob atk.. pra fazer NPC... etc.

Seria tipo: 10k vc poderia usar TUDO no jogo. E mais 10k ou 30k pra fazer usar estrategicamente a seu favor. Ou seja, todos jogadores poderia ter acesso a Bonus de 25% o server inteiro, Plus, etc. E ainda sobraria para estratégias em geral como as q citei acima.

Sobre o Ticket. Ele é comprado com Dinheiro de verdade.

Sobre os Ranks. O jogador subiria de Rank a medida que ele terminasse o server dentro de uma Ally em alguma colocação ou o próprio jogador dentro de alguma colocação de Pop, Atacante, etc. Assim filtraria só os melhores e q de fato jogam. Os Ranks iniciais não teriam restrições. Mas os Ranks mais altos a nível competitivo e profissional, teriam que ter restrição. Não bastaria apenas pagar pra participar. Teria q merecer estar lá, etc. Tipo, Rank 8, 9 e 10. Deveriam só ter acesso quem tiver tido sucesso em Rank 7, por exemplo.

Sobre o tempo de jogo, eu vejo diferente. Pra mim um servidor 1x é mais leve de se jogar, pois posso dormir e acordar sem ter levado um ataque, posso reagir ainda. Evito jogar servidor 3x por isso.
    Além de que o jogo, atualmente, é BEM desbalanceado pra modos 3x em diante. Pois efeitos de incorporar.. Catas.. Aríetes.. não acompanham o volume de tropas.. Em servidor 3x é muito mais fácil destruir aldeia, pois a quantidade de Aríetes e Catas necessários pra destruir são iguais a o 1x.. Sendo q em server 3x vc tem MUITO mais cata e aríete. Armadilhas de Gaules tb fica obsoleta devido a pouca quantidade em relação as tropas.. e por aí vai.

Sobre estimular o jogador a subir de rank. Uma forma de evitar que os jogadores queiram estacionar em algum rank barato e parem de competir pagando muito dinheiro (caso a Travian queira isso, embora eu não acho que seja necessário.. acho que 20 a 30 reais por mês deveria da acesso a todos os jogadores a tudo do jogo, e com um "extra" para ele usar como bem entender) seria oferecer Premiações e Prestígio nas comunidades e redes sociais. Convidar vencedores para algum evento.. fazer a galera interagir, etc.

Resumindo,

Sim, Travian deve continuar sendo gratuito.

Sim, Travian deveria eliminar o sistema pay-to-win (acredito que a sugestão dos Ranks q dei sirvam e das Premiações+Prestígio tb).

Soluções tem, várias. Essas sugestões que dei foram pensadas rapidamente sem muito esforço. Foi apenas para mostrar que há saída e que se a equipe quiser, tem gente disposta a ajudar. E garanto, tem muita gente querendo ser ouvida e com ótimas ideias. Nenhum jogador faz o que fazemos sem amar o jogo não. Se eu não amasse, não estaria aqui tendo esperanças de que as coisas irão melhorar.

Vamos movimentar isso gente. CURTAM aí pra que ganhe visibilidade na comunidade.

• Entendi um pouco mais da proposta, realmente o interessante é manter o free-to-play principalmente pelo que eu disse: o público do Travian já é bem mais adulto, restrito, e colocar apenas um modo pago no jogo iria desinteressar alguns jogadores e já fazer com que possíveis novos jogadores evitassem jogar.

Não sei se isso também seria uma boa sugestão para o Travian, mas talvez fazer um aplicativo mobile, um jogo para desktop mesmo além do navegador, mantendo o mesmo jogo ainda (não precisaria refazer o jogo nem nada do tipo, apenas portar para essas plataformas) poderiam ampliar o alcance de novos jogadores. Esses modos já são bem mais utilizados do que jogos no browser, principalmente o mobile. E já deixando claro, a intenção seria realmente portar e interagir em todas as plataformas, não obrigando por exemplo os jogadores que preferem o Travian no navegador como já é hoje ter que arrumar um celular pra jogar, por exemplo. Sim, temos como jogar a versão atual pelos navegadores do celular, mas não é a mesma coisa do que se tivéssemos um aplicativo ou programa dedicado.

Concordo com a ideia dos ranks, realmente é uma boa alternativa principalmente se um jogador que não quiser colocar ouro puder chegar até os mais altos, obviamente levando pela regra: quem paga chegaria um pouco mais rápido enquanto quem não paga teria que investir mais tempo. Acredito ser uma boa troca. O ponto principal é: manter um servidor justo, competitivo, e não de quem pagou mais gold tem mais vantagens (pay-to-win praticamente).

Novamente sobre itens cosméticos, como eu falei isso realmente é uma alternativa. Não tenho certeza por que não tenho dados de pesquisa, mas não acho que muitos jogadores atuais se interessariam em perder vantagens de gold para ter itens cosméticos, então o ponto seria realmente deixar várias funções importantes no jogo, como a lista de farm ou o Crop Finder, inclusos para qualquer jogador, e apenas alguns serviços como troca de recursos para ser usado com gold, talvez. O importante é sempre focar em um servidor justo entre quem paga e quem não paga. AMBOS devem ter as mesmas chances de ganhar dependendo do jeito que jogam e das suas estratégias durante o servidor, não da quantidade de ouro que colocam por mês em suas contas.

Espero que alguém da Staff ou de qualquer parte do desenvolvimento do Travian possa ver esse tópico, talvez opinar conosco, seria extremamente satisfatório ver que dão atenção à comunidade. A comunidade de Travian já é muito restrita, e acredito que podemos pelo menos tornar o jogo mais divertido e justo pra todos nós que já jogamos, e se conseguirmos trazer novos jogadores, melhor ainda.

• gostei desse sistema de rank, seria algo como acontece nos sites de poker, tem a opção de jogar gratuitamente, mas a emoção mesmo, só pagando pra entrar num jogo mais a sério e quanto mais se paga pra entrar, teoricamente, maior o nível dos jogadores e do jogo.

porém, o valor pra entrar no jogo não poderia ser um absurdo.

acredito que os servidores pagos poderiam começar como um evento especial pra testar a adesão do público.

não vejo com bons olhos a opçao de todos começarem com grandes quantidades de ouro, pois pra isso o valor pra entrar no jogo teria que ser maior. penso que seria mais interessante ter várias tarefas ou desafios ao longo do servidor que premiasse os jogadores com ouro, o que adicionaria o fator mérito pra poder usar ouro deixando de ser pay-to-win.

além disso, se todos começassem com grandes quantidades de ouro para que "todos jogadores poderiam ter acesso a Bonus de 25% o server inteiro, Plus, etc." os 25% a mais de produção não seriam um bônus já que todos usariam.

• Ótima ideia Igualzim,

Me fez pensar em algo semelhante. Tipo, os objetivos de jogo poderiam render Ouro diário. Como pontos de vitória, etc. Tornaria o efeito estratégica fabuloso. Pois além lutar pelos poderes das regiões, lutaríamos por regiões que dessem Ouro Extra que permitiria realizar mais coisas. É uma ótima forma de realmente evitar que os jogadores comecem com toneladas de Ouro.

Mas isso mudaria muito o jogo sabe? Eu sugeri algo mais "light" já pra eles não terem que mexer muito e aplicar com facilidade (aplicar esse sistma de Rank da p fazer em 1 ano tranquilo). Mas a ideia é interessante.

• O Travian é um negócio que serve para gerar receita. O objetivo é entrada de dinheiro.. nunca irão limitar a entrada de dinheiro. Se gera satisfação ou divertimento, é pouco relevante.

• até acho que poderia ter um esquema do tipo..: cada conta poderia carregar um valor fixo de ouro por mes. se acabasse depressa, teria de finalizar o mes sem ouro. se economizasse acumulava com o ouro do mes seguinte.

os valores a carregar seriam pre-definidos com o rank em que o jogador estaria inserido.

o valor seria pago inicialmente na criação da conta, mas os carregamentos seriam automaticos e mensais.

todos os jogadores teriam a mesma quantidade de ouro e pagariam o mesmo. estando todos em pé de igualdade.

além disso o proprio jogo disponibilizaria os comandos automaticos, extinguindo de vez o uso de bots ilegais.

os jogadores seriam avaliados pelas tuas capacidades estrategicas e de decisões, e não pela velocidade da sua internet, pelo seu tempo livre, ou mesmo pela sua condição financeira.

• A ideia funciona em alguns casos, mas é problemático quando a gente tenta pensar em equilibrar quem coloca ouro e quem não coloca nada durante o servidor. O ponto principal que eu acho que seria suficiente para evitar a perda de jogadores seria um servidor mais justo e igualmente competitivo para o jogador que coloca ouro como pra aquele que não coloca.

O ponto é: Travian é uma empresa como qualquer outra. Uma empresa não paga suas contas ou gera lucro só de alegria e diversão; ela precisa gerar uma renda. No entanto, deixando o jogo pay-to-win, eles podem gerar dinheiro por um tempo, como vieram gerando por todos esses anos, mas os jogadores percebem o sistema injusto e logo vão abandonando o jogo.

Uma grande dificuldade, ao meu ver, também é que Travian é apenas um jogo de navegador. Jogos assim fizeram um enorme sucesso lá atrás, quando não tínhamos tanta variedade de consoles e formas de jogar, como o mobile, só que hoje em dia já existe essa variedade. É fato de que a gente sempre vê veteranos de vários anos atrás que jogam Travian, mas nunca vemos jogadores novos que começaram a jogar agora por que acharam o jogo legal. Eu pelo menos só vi isso acontecendo uma única vez, e o jogador não passou de 3 meses e já desistiu.

Pelo que posso constatar, fazer um servidor justo sem pay-to-win ao mesmo tempo que incentiva os jogadores a colocar ouro por alguma razão, e portar o Travian para outras plataformas, principalmente para o mobile com um aplicativo dedicado e não pelo navegador do celular, poderia trazer novos ares pro jogo. Mas se tudo continuar assim, não acho que vá demorar muito para os veteranos mais fiéis irem abandonando o jogo.

Infelizmente, os servidores estão monótonos em sua maioria. Não tem competição, não tem desafio constante. Ou você se junta à uma aliança de 120 membros que com certeza vai disputar o servidor, ou dura sozinho ou com uma aliança "sem nome" por poucos meses até ter suas aldeias tomadas. Acredito que Travian precisa rever muitas dessas mecânicas de jogo também, mas já ver o ponto de pay-to-win já é um começo.

• Verdade. Os servidores dificilmente tem mais de 2 ou 3 Ally impactantes.. há muita escassez de bons jogadores. Ou seja.. de jogadores no geral (talvez se as alianças só suportassem 30 membros ou 20.. isso daria uma competitividade maior, é uma ideia).

E bem observado sobre os "novos jogadores". Não conheço NINGUÉM que começou a jogar Travian hoje.. As pessoas que conheço são as mesmas de 10 anos atrás. Não conheço "novos jogadores" q estão jogando Travian há uns 3 ou 4 anos.. Tanto por ser um jogo q toma tempo d+ (principalmente por não oferecer uma boa interface Mobile e de automatização de tarefas..) como também por custar muito caro pra ser competitivo.

Gostaria muito q a equipe Travian levasse a sério tudo que falamos aqui.

E falando sobre essa ideia de "tempo" e "interface". Tem coisas que poderiam ser facilmente ajustadas e não entendo pq não fazem. Por exemplo a última mudança que teve agora... As rotas comerciais podem agora ser especificadas até os Minutos que é enviado. Isso achei MARAVILHOSO (era algo que eu vivia reclamando pra minha Ally q não tinha). Porém a forma de montar uma rota comercial de "hora em hora" ainda é muito trabalhosa.. Eu levo 5minutos pra montar uma Rota comercial no PC pra o dia inteiro... Já no Celular num é menos de 15minutos não.. Pois são 24 envios q tenho q montar, puts, da trabalho demais. Q q custa eles colocarem 2 caixas dizendo: "Rotas adicionais" e outra: "Defasagem entre as rotas" daí um botão: "Criar rotas". Pronto.. Vc faz uma rota comercial.. Marca qntas rotas adicionais vc quer IGUAL A ELA.. e diz quanto tempo vc quer defasar uma da outra..

Exemplo:

Rota comercial: Descrição dos recursos (ex: 100 madeira, 100 barro, 100 ferro, 0 cereal)

Hora de envio: 13:16:00

Rotas adicionais: +9

Defasagem entre rotas: 00:15:00

(Clica em Criar Rotas)

Aí seriam criadas 10 Rotas.

Uma enviada as 13:16:00

outra ás 13:31:00
    outra ás 13:46:00

outra ás 14:01:00

outra ás 14:16:00

outra ás 14:31:00

outra ás 14:46:00

outra ás 15:01:00

outra ás 15:16:00

outra ás 15:31:00

Pronto. Resolvido o problema de tempo para montar as rotas, com apenas 2 opções adicionais. Com isso a gente montaria rotas em menos de 1 minuto.

LEIAM ESSE POST EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DO TRAVIAN

• Sobre os novatos, é o que comentamos: o Travian é um jogo que passou da fase da fama que teve antigamente. A procura por jogos de browser hoje em dia, pelo que eu vejo (sem pesquisa alguma, só pelo que eu acho mesmo) já nem existe mais. Hoje em dia, nós temos uma variedade imensa em todas as formas possíveis, e eu sinceramente acho que a melhor forma para o Travian tentar se reerguer e não ficar só dando os seus últimos suspiros seria investir em ir pro mobile ou outra plataforma além do browser. A procura por jogos mobile é imensa, principalmente aqui no Brasil, e com uns ajustes e como comentei, com um aplicativo dedicado do Travian, tenho certeza que isso já seria o começo pra atrair novos jogadores. Mas infelizmente o que eu vejo é uma equipe até empenhada em fazer um bom jogo, mas que ainda não tomou providências mais drásticas pra realmente evitar que o jogo morra de vez.

Todos os jogos acabam morrendo uma hora, e muitas vezes o principal motivo é realmente essa "fase da fama" indo embora, e foi isso que veio acontecendo com o Travian esse tempo todo. Mudar gráficos de edifícios e tudo mais é realmente bom, mas não é o suficiente pra manter os jogadores veteranos jogando nem atrair novos.