Mais participação no forum

• Boas a todos.

Este ano gostaria de virar a página e com a junção das duas comunidades, não vou dizer se é bom ou mau mas foi decidido pela maioria e feito, gostaria de aumentar o interesse dos jogadores pelo forum e pela participação activa na vida das nossas comunidades.

De maneira calma e ordeira, o que acham que podemos fazer para cativar os jogadores a virem ao forum e particparem?

- lembro que os jogadores fugiam porque não podiam partilhar relatórios com nomes, agora já podem, já é algo que é possível.

O que acham que podemos fazer mais para vos cativar?

PS: vamos enterrar o machado da guerra e levar isto para a frente juntos ok?

Abraço para todos.

JL

• Boas a todos.

Ora ai esta como aprendo mais uma coisa que eu nao sabia...:)

Entao os jogadores fugiram do forum, porque nao podiam partilhar relatorios... :?:

E eu a pensar que se tinham ido embora porque ja estavam fartos de dizer mal uns dos outros....:saint:

Que enganada que eu estava...

Qt ao que se pode fazer para cativar mais jogadores para o forum....

Sugestao: que tal os pontos que se vao ganhando aqui no forum terem mais algum "significado" para alem daquilo que tem... (que significado nao sei... ainda nao pensei bem sobre o assunto... mas parece-me um bom sitio para comecar)

• Talvez premiar semanalmente ou mensalmente os posts com mais visualizações ou mais comentários ou mais likes.

Shiro

Premiar como? com ouro por exemplo? Com uma medalha especial no forum, tipo membro do mês janeiro? etc?

• JL para se promover a participação no forum tem de ser perceber o que levou à situação actual. Na minha perspectiva existem duas razões principais e depois várias acessórias, nomeadamente:

1 - O número de jogadores a jogar travian diminuíu muito;

2 - A maior parte dos jogadores que joga tem +10 anos experiência do jogo e não sentem necessidade de jogar o jogo no fórum.

No passado o fórum era utilizado para 2 razões principais:

1 - Lideranças usavam o fórum para manter a motivação dos elementos da sua aliança, picar as alianças adversárias e procurar influenciar o seu comportamento através de alguns jogos mentais. As discussões no forum eram políticas e por vezes tinham influência no comportamento in-game das alianças. Actualmente as lideranças não sentem necessidade de fazer isso, porque as alianças são mais pequenas e as pessoas conhecem-se. Se é preciso passar alguma mensagem para a aliança existem chats onde isso se faz e é raro teres mais do que 2 alianças "a sério" num servidor por isso aquelas conversas mais engraçadas a 3 ou 4 vozes desapareceram. Todos sabem em quem têm de bater e não há espaço para a nuance.

2 - Exercícios de medição de pilinha. No passado era frequente haver reconhecimento por parte de aliados e adversários de feitos individuais e colectivos. Alguns membros da própria aliança só tinham acesso aos melhores ataques/defesas da sua aliança no forum (mais fácil de visualisar que in-game messages) e alguns jogadores viam os grandes exércitos como alvos a atingir. Hoje com a maior influência do ouro naquilo que produzes diminuiste o reconhecimento por parte de terceiros dos feitos da aliança, e os resultados dos ataques são muitas vezes partilhados em chats envês do fórum (parcialmente porque ninguém vem ao fórum).

Houve alturas do fórum em que os jogadores também partilhavam ideias para melhorar o jogo, algumas das quais tendo sido implementadas em tempo certo poderiam ter evitado o êxodo de jogadores e muitas das quais estão implementadas hoje.

Nada disto muda a realidade do jogo hoje que é a extrema dificuldade de angariar novos jogadores. E é aos novos jogadores que o fórum poderia ser mais útil como forma de reunir futuras equipes de liderança e de conhecer jogadores interessados em jogar mas que não têm grupos de 50 amigos que jogam também a sério. A influência do ouro na performance de um jogador hoje é um múltiplo do que acontecia à 10 anos atrás quando a comunidade já começava a diminuir mas ainda tinhas muitos jogadores novos a jogar. Hoje, apesar das proteções adicionais que dás a jogadores novos eles enfrentam 2 obstáculos que os desmotiva a ficar no jogo:

1 - Enfrentam jogadores que usam muito ouro e desenvolvem uma conta forte desde o início com poucas hipoteses de tu poderes competir;

2 - Enfrentas alianças organizadas de jogadores que destroem rapidamente a tua pequena aliança e nas quais tu não tens hipotese de entrar porque os 60 lugares estão tomados e não querem nem precisam de ter mais do que 1 ou 2 wings.

No passado, os farmadores eram os principais inibidores de jogadores novos, mas se fosses esforçado, tu tinhas hipótese de entrar numa aliança boa e aprender o jogo com alguma protecção o que poderia levar a investires mais tempo e eventualmente dinheiro no jogo. Hoje não entras nas alianças mais fortes porque não te conhecem e essas alianças terraplanam tudo à sua volta mesmo só com 60 jogadores. É mais fácil um jogador novo aprender a jogar num servidor sem nenhuma aliança estruturada do que num que exista essa estruturação.

Por isso para vocês terem um fórum a funcionar, têm de conseguir trazer jogadores novos para o jogo que vejam utilidade no fórum. Os velhos não têm necessidade disso, se oferecerem ouro, é natural que venham cá, mas apenas com esse objectivo, não o de animar a conversa. Se virem jogadores novos a falar é mais natural que os velhos venham dizer chalaças e mostrar que hipersuper conhecedores destas cenas.

• Premiar como? com ouro por exemplo? Com uma medalha especial no forum, tipo membro do mês janeiro? etc?

Boa tarde.

Acho que tanto o ouro como as medalhas mensais seriam uma boa politica.

Poderíamos fazer outros jogos semanais em que premiávamos X concorrentes com ouro. Desde sopa de letras, jogo das diferenças,puzzles ..etc etc. (podendo ser relacionados ou não com o Travian).

No que toca a novos jogadores, a falta de APP para smartphone comparativamente com o Travian Kingdoms p.e , fez com que ficássemos para trás! (mesmo com a optimização web).

1 - Enfrentam jogadores que usam muito ouro e desenvolvem uma conta forte desde o início com poucas hipoteses de tu poderes competir;

Para evitar, poderíamos fazer um servidor teste em que fosse Gold-Free , ou seja, não seria possível comprar ouro. Teria que ter alterações in-game, mas seria justo para todos. Fossem experts ou novos jogadores.

Tens dúvidas? Tira-as no nosso Answers: PT-BR Answers

O trabalho dos moderadores é voluntário, pelo que eles podem não estar disponíveis 24 horas por dia.

• Para evitar, poderíamos fazer um servidor teste em que fosse Gold-Free , ou seja, não seria possível comprar ouro. Teria que ter alterações in-game, mas seria justo para todos. Fossem experts ou novos jogadores.

Jonny, Uau fantastica ideia

Um servidor Gold-Free

Um servidor Academia onde novos e antigos jogadores se poderiam degladiar, com o terreno nivelado...excelente ideia.

E para já agora fazermos a ligaçao ao forum... pq nao ter a entrada nesse servidor gold-free, interligada com registo no forum... (tipo: estás registado no forum com um email e um nick e uma pass, para teres acesso a esse servidor terias q o fazer via forum, mesmo email nick e pass)

Espero q nao seja demasiado rebuscada a ideia... gostava de a ver na pratica.

• Boas.

Se queres que o forum tenha mais participaçao a 2 coisas que talvez possas fazer:

Primeiro e seres um pouco mais rapido a responder a topicos que te sao direcionados a ti. è absurdo estar dias a espera de uma resposta oficial,isto quando ela existe.

Outra coisa que poderas fazer era fechar o grupo do facebook.Tudo o que e relacionado com o travian.pt e debatido la por isso,porque razao o iriam fazer aqui?

Ter maior atencao aos bans abusivos aqui no forum.As picardias sao uma das partes que faz o forum ter mais açao.

Cativar jogadores de fora será tambem uma boa hipotese.Premios em voucher free-to-use seriam algo que certamente traria muitos jogadores "aposentados" tal como jogadores de outros dominios.

Tens no travian nacional muitos jogadores que optam(e cada vez mais ) por servidores estrangeiros.

Estou certo que muitos deles preferiam jogar por aqui mas nao o fazem porque os servidores nao sao competitivos.

Para evitar, poderíamos fazer um servidor teste em que fosse Gold-Free , ou seja, não seria possível comprar ouro. Teria que ter alterações in-game, mas seria justo para todos. Fossem experts ou novos jogadores.

A ideia e boa,mas julgo eu sera pouco fiavel. Teres um servidor aberto custa dinheiro e depois do fiasco e prejuizo causado pelo servidor Finals,nao me parece que a TG ponha essa hipotese sequer em equaçao.

Um abraço

• Hoje, em pleno final de década, usar fórum não é mais algo legal, por alguns motivos, tais como:

1º Rapidez de resposta: postar algo aqui abrange uma baixa parcela do publico que joga, os que realente jogam o jogo,

2º Concorrentes mais poderosos, uteis e de fácil acesso: Facebook, onde você pode postar um relatório e em minutos tem 3 a 4 respostas, e de forma muito mais rápida.

3º Muito complicado: os fóruns com o passar dos anos se tornam mais e mais complicado, desde 2008 para cá mudou pelo menos 4x e cada vez mais complicado o uso ficou, pessoas de idade já não tem saco para isto, é muito mais fácil abrir o app do face pelo celular e usar por la.

4º O Travian parou no tempo mesmo querendo inovar: Travian é um jogo de Browser, sim, mas isso fazia sucesso na década de 2000 a 2010, hoje o publico caiu muito, jogamos BRx e PTx com no minimo 10k de jogadores, 16 a 20k registrados, hoje, precisamos de facilidades, poder jogar no trabalho, poder jogar no carro, poder jogar no avião de forma fácil, POR QUE O TRAVIAN AINDA NÃO TEM APP PRÓPRIO? porque ainda ficar insistindo que "Travian é um jogo de Browser".

Depois disto tudo, faço uma pergunta simples, se eu posso usar Facebook, Discord, TS entre outros Porque usaria o Fórum?

Abrç.

Att. Emperor

• Acho excelente a sugestão de um servidor Gold Free, para o treinamento de novos jogadores. que seria amplamente divulgado na mídia como sendo mesmo para esse fim. Isso sim seria uma verdadeira inovação!

E já que estamos a falar em inovar, poderíamos ir além. Porque nesse servidor não transportar os fóruns das alianças para cá, acabando com esse tipo de fórum in game?

E que tal uma alteração no mecanismo das igms, só permitindo "in game" igms individuais. Se sou líder e quero enviar uma igm geral aos membros da minha aliança, somente através do fórum da minha aliança, que aliás seria aqui. O jogador receberia apenas uma informação de que "Há uma igm da liderança no Fórum". O impacto no fórum seria enorme, já que muitos jogadores nem mesmo tem conta aqui, por pura falta de interesse.

Há muito tempo venho pensando em uma forma de suporte aos jogadores novatos. Sou novato e mal sei mover as pedras. Pior, estou numa zona ruim e a ser atacado. Tenho a opção de escolher um jogador in game como Support. Esse jogador seria pré-cadastrado pela administração e receberia benefícios por isso. Esse Support acessaria a conta com a aquiescência do jogador novato, que definiria seus níveis de restrição ao acesso, assim como se dá actualmente com os sitteres. Haveria desde uma opção de "apenas visualização", ou seja, ele visualizaria a conta para esclarecer ou orientar dúvidas práticas, porém sem prerrogativa para executar qualquer ação; até as opções atuais dos sitteres, como comprar/utilizar ouro. Esses "supporters" teriam enormes limitações para ataques, assaltos, conquistas, trocas comerciais, etc. com seus jogadores suportados, em níveis até mesmo superiores aos praticados atualmente com relação aos sitters, para evitarmos a batota.

• Premiar como? com ouro por exemplo? Com uma medalha especial no forum, tipo membro do mês janeiro? etc?

Não sei se ouro seria justo. Depois muitos jogadores talvez saturassem o fórum com "palha" só para ter ouro. lolol

Podia ser ouro ou mesmo uma medalha no jogo por exemplo. É possível? Medalha no jogo ?

Apesar de ser uma medalha sem grande importância, é sempre mais uma medalha que define um jogador como "activo" no jogo e no forum.

Em termos de selecção de jogadores novos para o meu império, essa medalha tinha peso. Alguém que desconheço mas sei que é activo no forum.

• Acho excelente a sugestão de um servidor Gold Free, para o treinamento de novos jogadores. que seria amplamente divulgado na mídia como sendo mesmo para esse fim. Isso sim seria uma verdadeira inovação!

E já que estamos a falar em inovar, poderíamos ir além. Porque nesse servidor não transportar os fóruns das alianças para cá, acabando com esse tipo de fórum in game?

E que tal uma alteração no mecanismo das igms, só permitindo "in game" igms individuais. Se sou líder e quero enviar uma igm geral aos membros da minha aliança, somente através do fórum da minha aliança, que aliás seria aqui. O jogador receberia apenas uma informação de que "Há uma igm da liderança no Fórum". O impacto no fórum seria enorme, já que muitos jogadores nem mesmo tem conta aqui, por pura falta de interesse.

Há muito tempo venho pensando em uma forma de suporte aos jogadores novatos. Sou novato e mal sei mover as pedras. Pior, estou numa zona ruim e a ser atacado. Tenho a opção de escolher um jogador in game como Support. Esse jogador seria pré-cadastrado pela administração e receberia benefícios por isso. Esse Support acessaria a conta com a aquiescência do jogador novato, que definiria seus níveis de restrição ao acesso, assim como se dá actualmente com os sitteres. Haveria desde uma opção de "apenas visualização", ou seja, ele visualizaria a conta para esclarecer ou orientar dúvidas práticas, porém sem prerrogativa para executar qualquer ação; até as opções atuais dos sitteres, como comprar/utilizar ouro. Esses "supporters" teriam enormes limitações para ataques, assaltos, conquistas, trocas comerciais, etc. com seus jogadores suportados, em níveis até mesmo superiores aos praticados atualmente com relação aos sitters, para evitarmos a batota.

A ideia de um servidor para treino de jogadores pode parecer boa ao início, mas para termos um servidor para treino jogadores, é necessário que haja também jogadores antigos para os treinarem e se há outros servidores mais competitivos onde eles podem jogar, não sei até que ponto optariam por ir dar lições a novatos no mundo sem ouro.
    De experiências que tenho noutros jogos posso dizer que já encontrei algo semelhante, em que quando um jogador perdesse a sua última aldeia, lhe seria dada a possibilidade de recomeçar noutro mundo com essa mesma aldeia antes de a perder, esse mundo por sua vez teria o mesmo conceito que o que acabou a de ser falado, em que seria um mundo mais pacífico para treino de jogadores, neste mundo chegaram a ir mais longe e não possibilitaram a conquista de aldeias a outros jogadores, sendo que apenas era possível fundar e sendo eu um jogador que me considerava experiente nesse jogo, acabei por nunca entrar nesse mundo, porque nesse jogo em específico, para vencer os inimigos estava-se muito mais dependente de conquistar aldeias aos inimigos do que no travian e por isso um mundo desses ia ser simplesmente aborrecido e excessivamente longo.

Além disso removeres a possibilidade de igm geral para ally, remove a possibilidade de haver fakes massivos ou ataques planeados como deve de ser porque de cada vez que um lider quiser mandar uma mensagem a pedir fakes ou ataques numa aldeia, toda a gente vai saber.

Neste caso acho que este mundo acaba por ir talvez ter o efeito oposto, pelo que li em posts acima há pessoal que vai para servers estrengeiros para terem mais competitividade, mas no entanto querem criar um servidor que por defeito é suposto não ter grande competitividade...

Algo que tenho tido a sensação é que há bastantes jogadores com menos tempo para o jogo, de maneira que acho que o melhor é tentar possibilitar-lhes mais maneiras de conseguirem manter-se ativos no jogo, deste modo os jogadores experientes nos servidores terão a possibilidade de usar algum desse tempo extra para motivar e ensinar jogadores novos.

Deixo algumas sugestões de possíveis coisas a implementar para o Travian, que sendo direcionadas ao jogo, poderão ter algum efeito no fórum devido ao aumento de atividade/interesse/jogadores.

Uma aplicação móvel

Como já foi referido o travian perde por se manter apenas como jogo de browser, jogos semelhantes possuem aplicações móveis que são bastante simples de usar aumentando o tempo que os jogadores conseguem passar no jogo e a experiência deles ao jogar no telemóvel em geral.

O travian é um jogo muito bom para se jogar com o rato, mas no telemóvel e dispositivos móveis no geral a experiência pode não ser tão boa.

Sim consigo utilizar o travian através do browser no telemóvel, mas se estou na visão geral da aldeia tenho que andar a dar zoom nos campos para ter a certeza que acerto no certo e mesmo assim muitas vezes o zoom não foi suficiente e o edifício reconhecido foi o errado e tenho que voltar atrás e repetir o processo, isto é tempo que se perde que no geral diminui a experiência de jogo no telemóvel e como eu, acredito que haja mais algum pessoal que não curte jogar no telemóvel porque também tem experiências semelhantes e que se calhar acaba por não entrar no jogo em certas alturas porque a experiência não é tão agradável como se estivesse no PC.

Noutro jogo que joguei, num dos mundos que venci, uma aliada minha, que ficou em 1º lugar na classificação do mundo e bastante bem classificada nas estatisticas de ataque e defesa (top 3 em ambas) jogagava SÓ pela aplicação móvel, esta era uma jogadora ativa, empenhada e que ganhou bastante experiência ao longo do mundo, e jogava unicamente através da aplicação móvel.

Uma aplicação móvel mais orientada para o uso em smartphones/tablets seria uma maneira de melhorar a experiência de jogo dos utilizadores, possivelmente aumentando o tempo que os jogadores dispendem no jogo e possivelmente abrindo novas portas a que os jogadores se interessem mais pelo jogo, tanto por aprender, como por ensinar, e talvez até dando origem a mais disputas e picárdias no fórum.

Um chat ingame

A existência de um chat simples ingame que contemplasse a possibilidade de um chat de aliança, bem como um chat com outras alianças poderia reduzir o tempo dispendido em plataformas como discord, skype, etc.

A ideia passaria talvez por um sistema de conversas, em que cada jogador terá a possibilidade de iniciar conversas com qualquer aliado, cada aliança terá ainda um chat de aliança a que todos os membros da aliança terão acesso e posteriormente a liderança da aliança poderá criar conversas com outras alianças, para possibilitar uma diminuição de barreiras de comunicação entre alianças aliadas no jogo.
    É-me um bocado difícil pensar em como tal poderia ser implementado ao nível do travian, porque já tenho uma ideia pré concebida de um chat muito bom existente noutro jogo, chat esse que eliminou a necessidade de utilizar skype ou discord para conversas rápidas escritas.

Sim o chat ingame não elimina as chamadas de voz dessas plataformas, mas poderá nulificar o uso delas para chat, aumentando o tempo que as pessoas dispendem no jogo e de novo aumentando o envolvimento e experiência delas em geral, possibilitando talvez um maior número de jogadores ou um maior interesse pelo fórum.

Um sistema de tutores

O mundo só para ensinar novatos pode não ser a melhor solução, no entanto, poderia ser concebido um sistema de tutores, um programa em que jogadores com mais de 3 anos de experiência, poderiam candidatar-se a serem tutores e os novatos poderiam solicitar tutores. Estes tutores seriam jogadores do mundo, preferencialmente tutor e novato serão da mesma aliança ou de alianças aliadas, no entanto caso tal não seja possível, uma solução poderia ser designar ao novato um tutor que esteja a mais de X distância deste, para oferecer alguma proteção ao novato.

O sistema de tutores não substituiria um sitter, o tutor poderia ver a quantidade de recursos, quantidade de tropas na aldeia e níveis de edifícios da mesma, no entanto, não teria acesso a mensagens, relatórios, funcionalidades premium, ou a realizar construções ou ataques.

Em qualquer momento o tutor ou novato poderia desistir do programa, caso achasse que já não era necessária mais assistência.

Neste sistema os tutores fornecer missões aos novatos, para complementar as missões iniciais, podendo ser sobre o formato de subir certo edifício até nível X, subir certo recurso até nível X ou recrutar X tropa.

Estas missões no entanto não dão recompensas aos jogadores, fornecendo-lhes apenas auxilio no servidor em relação ao que fazer até uma das partes desistir do programa.

Um site oficial de estatísticas e planeamento

Desde análises de estatísticas de determinada aliança, comparação entre alianças, ferramentas de análises de mapa, análises de conquistas possivelmente até planeamento de ataques.

Estatisticas estas poderiam passar por variações diárias, de pontos, jogadores, pontos de atacante e defensor. Algo do género:

Alianças

1. A

2. B

3. C

selecionando a aliança A teriamos acesso às estatisticas desta:

2019/03/09 Nº Jogadores(<jogadores ganhos ou perdidos>) Pontos(<variação>) Pontos_Atacante(<variação>) Pontos_Defensor(<variação>) Aldeias(<variação>)

2019/03/08 Nº Jogadores(<jogadores ganhos ou perdidos>) Pontos(<variação>) Pontos_Atacante(<variação>) Pontos_Defensor(<variação>) Aldeias(<variação>)

(...)

Para selecionar comparativamente 2 alianças poderiamos escolher as métricas a comparar e o periodo de tempo da comparação.

Ter acesso a este tipo de estatísticas poderia dar origem a novas picárdias e novas maneiras de comparar alianças no fórum, bem como poupar tempo que lideres têm que perder a analisar outras alianças fornecendo-lhes ferramentas para o fazerem mais ativa e rapidamente, aumentando o tempo que podem dispender a ajudar os novos membros das suas alianças.

Estas foram algumas sugestões, embora estejam direcionadas ao jogo talvez possam vir a ter efeito no fórum através do aumento de interesse dos jogadores ou mesmo do número de jogadores na comunidade.

Post was edited 1 time, last by blele ().

• ...

Acho a ideia de jogadores mais experientes serem "orientadores" e terem um "protegido/aprendiz" muito boa...

Contudo acho que os poderes que poderia ter nao deveriam ultrapassar a opcao de apenas visualizar a conta ( nao deveria ser possivel fazer qualquer accao dentro da conta do protegido, excepto deixar igm para o dono da conta com as indicacoes do que poderia fazer para melhorar a sua situacao, de sublinhar que nao poderia enviar igm para fora da conta). Outra coisa que deveria estar salvaguardada seria, tal como acontece para os sitters, a possibilidade de ser removido desse papel pelo dono da conta. Outra limitacao poderia ser o tempo durante o qual podem orientar o seu "protegido/aprendiz" que na minha opiniao nao deveria ultrapassar os 2 anos, se bem que um ano pode ser suficiente

Ao fim e ao cabo esta ideia do Chief_Canosas_PT vai ao encontro daquilo que sucede em todas as escolas Japonesas e muitas escolas Britanicas em que alunos dos anos mais avancados tem por tarefa orientar um ou dois alunos de anos mais abaixo...

Esta ideia dele em conjunto com a ideia do server Gold free do JonnyGanza, tem o potencial de criar um movimento de expansao da comunidade de jogadores, o que por sua vez aumenta o potencial da TG ter mais jogadores nos servers ditos normais...

Outra coisa que talvez devesse ser tomada em conta para este possivel server Gold Free seria a velocidade do server. Um server speed 2x comeca e acaba em 140 dias (se nao estou enganada) deixando o resto do ano livre para os jogadores novatos irem para os servidores "a serio", o que conjugado com um bom planeamento de qd seriam esses servers gold free, evitaria perdas de "rendimento" para a TG

Por fim...

Este aumento de jogadores novatos... traria a possibilidade de aumento de uso do forum...

ja que os "aprendizes" poderiam vir aqui comparar as orientacoes dos seus "orientadores" com as dos outros "aprendizes", o que geraria (possivelmente discussoes saudaveis e factuais) novos topicos

e se conjugar isto com a ideia do Shiro a situacao parece-me ficar bem composta para potencialmente resultar mt bem, medalhas do forum que possa ser exibida no jogo sao uma mais valia enorme tanto para novatos como para experientes:thumbsup:

• Jonny, Uau fantastica ideia

Um servidor Gold-Free

Um servidor Academia onde novos e antigos jogadores se poderiam degladiar, com o terreno nivelado...excelente ideia.

E para já agora fazermos a ligaçao ao forum... pq nao ter a entrada nesse servidor gold-free, interligada com registo no forum... (tipo: estás registado no forum com um email e um nick e uma pass, para teres acesso a esse servidor terias q o fazer via forum, mesmo email nick e pass)

Espero q nao seja demasiado rebuscada a ideia... gostava de a ver na pratica.

Precisamente, seria uma das maneiras. O que custa é começar, depois é sempre a abrir :)

A ideia e boa,mas julgo eu sera pouco fiavel. Teres um servidor aberto custa dinheiro e depois do fiasco e prejuizo causado pelo servidor Finals,nao me parece que a TG ponha essa hipotese sequer em equaçao.

Um abraço

Para se ganhar é preciso investir. Se a TG quer angariar novos jogadores, potenciais investidores (por assim dizer), é necessário baixar os ganhos. Nem que fosse um mês, dois meses. Estou confiante que se obteriam bons resultados.

Não deixo de frisar : fazer um bom marketing e publicidade , também seria uma grande ajuda. Eventualmente um investimento maior, mas necessário a meu ver.

Concordo plenamente!

Relativamente ao servidor Gold-Free , pensei num 2x ou até mesmo 3x. Como disse lá em cima, seria necessário debater, para que fosse um servidor interessante,cativante e renhido!

É genuinamente um gosto, ver que ainda à membros preocupados!

Um obrigado a todos pela participação ! :thumbsup:8)

Tens dúvidas? Tira-as no nosso Answers: PT-BR Answers

O trabalho dos moderadores é voluntário, pelo que eles podem não estar disponíveis 24 horas por dia.

• Uauuuuu

excelentes ideias e sugestões.

Estejam cientes que irei tentar ver sobre a possibilidade de implementar algumas.

Mesmo com o ppl do forum, meter mais moderadores, etc

E mesmo a team vai ter uma maior participação aqui.

Quanto ao grupo no facebook.... Se eu fechar o nosso, eles criam outro, por isso nada irá mudar. A verdade é que o facebook, whatsapp, etc etc mudaram tudo e são muito mais responsivos e apelas mais à convivência do que um forum.

Vamos ver :)

Obrigado a todos. Eu queria mesmo a ajuda de todos para melhorar isto... O virar de uma página para o nosso Travian.

Estamos nisso?

• Mesmo que so uma das varias ideias possa ser implementada mais rapidadmente

como por exemplo o que o Shiro disse das medalhas de forum serem passiveis de ser exibidas no forum

ja era uma demonstracao de que realmente as coisas poderiam mudar

contudo eu pessoalmente gostaria de ver mais gente a comentar like deslike ou melhor ainda aparecer com mais ideias

enviei igm dentro do jogo para os elementos da minha ally aqui virem (mas como ng me liga...LOL)

o que eu quero dizer com isto e' q tambem compete aos que aqui deixaram as suas ideias fazer a divulgacao activamente e trazer mais gente a este topico

• Sim, quanto mais gente a participar, melhor.

Irei fazer o mesmo e solicitar ao Staff da minha ally que o divulgue em igm geral.

:)

• também já mandei uma mensagem à minha liderança para repassarem se puderem

Acho que o que a pestinha disse de começar por criar um sistema de medalhas no fórum que também fosse exibido em jogo, talvez fosse das coisas mais simples e rápidas de implementar para tentar mudar alguma coisa.

Depois disso acho que ainda mais importante que o mundo de novatos era importante o sistema de tutores, e digo isto principalmente pela experiência que tenho como novato:

Enquanto novato fiz muitas vezes o erro de tentar fundar crops15 e torna-la capital, porque honestamente, era o que os melhores jogadores do servidor fazem quase sempre, por causa do valor das crop15. Eu percebi o valor das crop15 e por bastantes vezes acabei a fundar crop15, a tentar fazer um servidor fixe, mas acabei por nunca conseguir fazer nenhum exército por aí além em crop 15 (nessa altura o meu maior army numa crop15 limpava um artefacto pequeno só) e inclusive as crop15 atrasaram-me bastante porque não soube evolui-las, coisa que só mudou quando um líder meu me abriu os olhos relativamente a como evoluir uma crop15 para poder fazer lá exércitos.

Por esse motivo acho que o sistema de tutores é o mais importante, porque para jogadores novatos como eu era na altura (que ainda sou vamos ser honestos, só que não tanto) o acompanhamento por parte de jogadores mais experientes pode ser bastante importante para melhorar os novos jogadores e com isso cativa-los a continuarem a jogar.

• Desculpai-me o double post, mas JL, se puderes vai dando algum feedback relativamente ao que é implementável ou não e aquilo que não for, se possível diz o motivo para tentarmos arranjar outras maneiras de fazer algo