[Discussão] Versão T4.5

• Se o fim dos bugs tem este preço. Aceito

Que fim dos bugs?

Metes um edifício a subir, vais ao centro da aldeia, ainda te aparece como possível subi-lo, mesmo que não tenhas recursos suficientes para o subir mais um nível.

Começou com esse bug de inicio, corrigiram-no e voltaram a metê-lo. E este update não o corrigiu novamente.

Mudaram a aparência e mudaram os botões de "acesso rápido" todos de sítio ou eliminaram-nos.

A única coisa que este update trouxe de positivo foi a acumulação de festas, porque de resto, é para inglês ver.

As alterações que iriam modificar a experiencia real in-game não vieram, excepto as festas. Mas facilmente cedo essa melhoria pelo regresso à disposição das aldeias como estavam. Como se organizar e evoluir 15/20/30 aldeias fosse rápido, agora até a disposição alteraram a meio de um servidor, sem ganhos reais para o utilizador.

Isto mais parece encontrar uma agulha num palheiro.

Se queriam alterar a aparência de alguma coisa durante um servidor, faziam por parcelas. Primeiro alteravam a matrix geral da aldeia. Depois alteravam a aparência dos edifícios presentes nas 'estruturas', depois 'militares' e por fim 'recursos'.

Tudo ao monte e fé em Deus… Que lindo…

• Ainda não tive disponibilidade para ver isto, se está melhor ou pior. Nivel grafico não gosto, parece só barracas de ciganos. Mas lembro-me ficar muito chateado quando mudamos o 3.6, e agora so quero o 4.4

Se os bugs continuam é mau.

• De tudo que foi e vai ser implementado , o pior mesmo são os edifícios .

Tudo o resto é rápido de habituação, agora os edifícios ... e já tinha mostrado o meu desagrado no PTP . O ultimo pandora não chegou para me adaptar aos novos edifícios... ainda continuo com dificuldade , acrescida agora que o EDP é fixo . Lá terei que analisar de novo as slots existentes e os sitios :)

Estava era a espera das actualizações relevantes ( wavebuilder e App ) , estou com alguma curiosidade para experimentar e fazer testes ao script :P

Sei que desde que saiu os novos edifícios, que os novos jogadores não se queixam, pois nunca viram outros mas, os que começaram a jogar uma versão anterior ... 90% não gosta .

cumps a todos e venha de la o cheat das vagas !!!

MORTH (s4) - CAKE (s4) - FNU (s7) - VTA (x2) - DARKS (s7rw) - RB (s7Rw ) - BLITZ (s4) - 60M (s3) - V2.0 (S3) - ROBALOS (s7) - SN (s4) - UPQ (S9) SP (s1) - SG (s6) - Mdp (s4) - OUT (Aniversario) - VPRO (s4) - EFA (s2) - HU (s1) - REBORN (Pandora) - ONE (s2)

• Esta é a nova versão, foi testada e aprovada por muitos jogadores, mas normal não agradar a todos.

Não é possível desligar, apenas podes desligar a ajuda contextual nas definições da conta, mas ter o velho grafismo não é possível.

abraço

• Esta é a nova versão, foi testada e aprovada por muitos jogadores, mas normal não agradar a todos.

Não é possível desligar, apenas podes desligar a ajuda contextual nas definições da conta, mas ter o velho grafismo não é possível.

abraço

Enfim, como ja não chegava a abertura constantemente de novos servidores, agora temos este design "estúpido" e confuso uma vez que os edifícios são todos praticamente iguais, este jogo realmente é mesmo diferente de todos os outros, em vez de evoluir anda para traz...pelo menos criavam um botão para voltar ao travian "verdadeiro" e não a esta anedota...

• Não tira a graça do jogo pq é necessário. Travian há tanto o que ser feito que existem bots e mais bots pra suprir essa necessidade. Então nem de longe deixaria o jogo sem graça. Mas vou citar aqui com detalhes pq precisa de automação.

1º Travian é um jogo de Gestão e Estratégia. Então o tempo gasto não deve ser o foco aqui, e sim COMO VOCÊ USA ELE. Se deixar TUDO automatizado irá ser mais bem sucedido o jogador que gerir melhor a conta... E é disso que se trata uma guerra. O líder que melhor usa suas tropas/recursos é o que está mais bem preparado pra vencer. E não o que passa mais tempo acordado dando ordens repetida de "vá assaltar aquela vila" todo dia... Nem lógica tem ser assim.

2º Se todos tiverem acesso a bots, travian irá economizar com caça aos Bots, pois não será mais necessário.

3º Mesmo com Bots, há uma gigantesca quantidade de coisas a serem feitas como: Buscar novos alvos pra farmar (sempre precisamos atualizar, pois todo dia vai sumindo um alvo), espiar inimigos pra atacar, observar regiões que surgem novos inimigos pra atacar tb, cumprir com as missões/operações da Ally de conquistas, colonização, etc; Ver questões diplomáticas, etc. Tem muita coisa que precisa da atenção dos jogadores.
    4º O bot irá apenas facilitar as atividades REPETITIVAS como: ligar lista de farm, construir tropas, construir edifícios, agendar envio de tropas (assim vc não precisa está online pra fazer um encaixe), etc.

Eu jogo com Bot e mesmo assim sinto falta de tempo pra gerir minha conta. Mas pq? Pq não divido a conta.. Isso resolveria outro problema que Travian tem que é exigir q cada conta tenha mais de 1 jogador (isso é absurdo, nunca vi um jogo exigir isso.. Travian exige pq NINGUÉM tem condição de jogar sozinho sem bot e ser de Topo.. só se for desempregado né..)

Resumindo, Travian não é saudável se continuar sem permitir bots, é necessário, é preciso. E não vai tirar a graça do jogo pq tem muito oq ser feito... Além de q.. bot não vai te dizer qual ataque é melhor fazer encaixe.. qual ataque defender.. vc que tem q fazer isso. Sem graça é vc ter q ta online pra mandar as tropas fazer a mesma coisa todo dia (rodar a lista) ou mandar construir numa aldeia nova... Isso sim é sem graça. Trabalho repetitivo é sem graça.

• Obrigado JL ,

Mas façam um forcing para que nos servidores em andamento voltem , nem que seja com rollback ( era o 2º :rolleyes: ) , pois estar a olhar no telemóvel para edifícios que são todos iguais praticamente ( teutão ) , é uma "perca" de tempo e não dá jeito, perde-se o interesse em jogar isto.

As funcionalidades novas podem ser todas pipi e etc, mas para mim não me interessam.

Volta Travian de 2012 , estás perdoado... ( já nem digo antes ) .

Está na hora de enterrar o machado, já chega de saturação ligado a isto.

• Foi um upgrade que podera trazer dificuldades a muitos na questao dos edificios,principalmente aqueles que partilham conta,mas como todas as atualizacoes,apos a fase de adaptacao trara beneficios a todos.

Pessoalmente acho que foi uma boa aposta da TG para modernizar o jogo,tentando acompanhar a concorrencia,entre outros, a nivel de graficos,sem com isso tirar a jogabilidade,o que mostra uma TG mais ativa e de encontro aquilo que vao sendo os pedidos da comunidade.

Vejo um enorme esforço por parte da admnistracao,para tornar o jogo mais competitivo e ai acho que o sistema de confederacoes,para servidores povoados foi excelente,se bem que poderiam reduzir o numero de aliancas em conf,em conformidade com o numero de contas esperadas em cada servidor especifico.

Esta atualizaçao veio trazer,quanto a mim um novo leque de opcoes a uma vs(legends) que ja estava a ficar um pouco monótona.

Em relaçao a uma maior automatizaçao do jogo...isso sempre foi um pau de 2 bicos.

Para aqueles que gostam de jogar e tem pouco tempo sera excelente,para os outros que gostam de ver as coisas acontecer sera uma menor valia,ja que nao irao estar a jogar de igual para igual com aqueles que vem ao jogo apenas 2 vezes por dia,ligar os automatismos(como alguns hoje em dia ja fazem com ferramentas que nao sao permitidas),mas a grande dificuldade sera para os cordenadores,que dependem de contas ativas para organizar e tentar aplicar as suas estrategias.Nao creio que seja uma boa opcao,ate porque isso ira tirar muito daquilo que e o jogo colectivo,mas creio que sera algo a acontecer gradualmente nos proximos anos,se o numero de contas registadas continuar a diminuir.

• Não tira a graça do jogo pq é necessário. Travian há tanto o que ser feito que existem bots e mais bots pra suprir essa necessidade. Então nem de longe deixaria o jogo sem graça. Mas vou citar aqui com detalhes pq precisa de automação.

Pequena correcção: eu disse que perderia parte do encanto, não que deixaria de ser interessante. ;)

1º Travian é um jogo de Gestão e Estratégia. Então o tempo gasto não deve ser o foco aqui, e sim COMO VOCÊ USA ELE. Se deixar TUDO automatizado irá ser mais bem sucedido o jogador que gerir melhor a conta... E é disso que se trata uma guerra. O líder que melhor usa suas tropas/recursos é o que está mais bem preparado pra vencer. E não o que passa mais tempo acordado dando ordens repetida de "vá assaltar aquela vila" todo dia... Nem lógica tem ser assim.

Pode-se também argumentar que o jogador que decide gastar mais do seu tempo no jogo também tem direito a ver melhorias no seu jogo por consequência, é uma algo natural, mas que tem o seu preço também.

2º Se todos tiverem acesso a bots, travian irá economizar com caça aos Bots, pois não será mais necessário.

Ok, nisso concordo, se bem que a minha provocação era mais para questionar o princípio da coisa do que propriamente a automatização em si (apesar de também ter problemas com a mesma). Se eu desenvolver um jogo FPS, e decidir incorporar aim hack porque há demasiados hackers, também economizo no tempo de combate a hackers, mas o jogo também fica a perder.

3º Mesmo com Bots, há uma gigantesca quantidade de coisas a serem feitas como: Buscar novos alvos pra farmar (sempre precisamos atualizar, pois todo dia vai sumindo um alvo), espiar inimigos pra atacar, observar regiões que surgem novos inimigos pra atacar tb, cumprir com as missões/operações da Ally de conquistas, colonização, etc; Ver questões diplomáticas, etc. Tem muita coisa que precisa da atenção dos jogadores.

Acho que o facto de haver uma grande quantidade de coisas a serem feitas é o que permite que haja jogadores que se destacam pela sua capacidade de decisão e optimização do tempo e prioridades. Se reduzires as hipóteses, rapidamente se desenvolve uma meta mais fixa e previsível, que pode ser emulada por outros. Claro que a consequência é também uma possível subida do nível de competição, mas com mais pessoas a gastar menos tempo no jogo, também prejudica as tais decisões e estratégias da ally. De qualquer forma, vejo-me a possivelmente dar o braço a torcer nesta questão. É esperar para ver.

4º O bot irá apenas facilitar as atividades REPETITIVAS como: ligar lista de farm, construir tropas, construir edifícios, agendar envio de tropas (assim vc não precisa está online pra fazer um encaixe), etc.

Eu jogo com Bot e mesmo assim sinto falta de tempo pra gerir minha conta. Mas pq? Pq não divido a conta.. Isso resolveria outro problema que Travian tem que é exigir q cada conta tenha mais de 1 jogador (isso é absurdo, nunca vi um jogo exigir isso.. Travian exige pq NINGUÉM tem condição de jogar sozinho sem bot e ser de Topo.. só se for desempregado né..)

Poderá dizer-se que parte da automatização que a TG está disposta a fazer relativamente a edifícios já existe, com o mestre de obras. Não sei se essa função será revista ou não, mas pode ser útil.

Quanto a agendar tropas, percebo o facto de tomar a decisão de enviar o ataque é que deve ser recompensado, e não se estás lá no segundo exacto para o mandar. No entanto, talvez devesse haver um limite para só poderes agendar ataques com uma certa antecedência, até porque então os ataques de madrugada ou horas mortas crescerão e de que maneira, e os defensivos poderão sair em desvantagem.

Quanto a exigir mais do que uma pessoa por conta: não, não exige, mas exige que uma pessoa vá à conta várias vezes, mesmo que por breves momentos, e compreendo que nem todos o possam fazer. Acho que é preciso encontrar um equilíbrio entre o tempo que se gasta em jogo para tomar decisões e a recompensa ou punição por tomá-las.

Em relaçao a uma maior automatizaçao do jogo...isso sempre foi um pau de 2 bicos.

Para aqueles que gostam de jogar e tem pouco tempo sera excelente,para os outros que gostam de ver as coisas acontecer sera uma menor valia,ja que nao irao estar a jogar de igual para igual com aqueles que vem ao jogo apenas 2 vezes por dia,ligar os automatismos(como alguns hoje em dia ja fazem com ferramentas que nao sao permitidas),mas a grande dificuldade sera para os cordenadores,que dependem de contas ativas para organizar e tentar aplicar as suas estrategias.Nao creio que seja uma boa opcao,ate porque isso ira tirar muito daquilo que e o jogo colectivo,mas creio que sera algo a acontecer gradualmente nos proximos anos,se o numero de contas registadas continuar a diminuir.

Subscrevo.

• Eu jogo com Bot e mesmo assim sinto falta de tempo pra gerir minha conta. Mas pq?

Muda de jogo , tens muitos jogos para jogares . Alias vieres dizer no forum de boca cheia que usas bot , isso é mesmo ridículo.

MORTH (s4) - CAKE (s4) - FNU (s7) - VTA (x2) - DARKS (s7rw) - RB (s7Rw ) - BLITZ (s4) - 60M (s3) - V2.0 (S3) - ROBALOS (s7) - SN (s4) - UPQ (S9) SP (s1) - SG (s6) - Mdp (s4) - OUT (Aniversario) - VPRO (s4) - EFA (s2) - HU (s1) - REBORN (Pandora) - ONE (s2)

• Ok, vamos lá evoluir os campos para suportar boa tropa… o bot já evoluiu.

Vamos organizar um ataque… o bot envia, eu vou dormir…

É preciso montar defesa? Sem problemas… o bot envia ao segundo… e se for preciso, puxa-a novamente no segundo a seguir…

Tu ao certo estás a fazer o quê? Jogar travian, ou jogar aos programadores?

O jogo fez-se para jogar em equipa. Se não estás envolvido em todo um processo do jogo em equipa, seja ele qual for, estás só a fazer número. És um corpo estranho num grupo, nada mais…

Não tens tempo e portanto o bot joga por ti. Espetáculo. Que piada que isso tem realmente…

• Muda de jogo , tens muitos jogos para jogares . Alias vieres dizer no forum de boca cheia que usas bot , isso é mesmo ridículo.

É oq estou fazendo x) Não pretendo continuar no Travian se continuar exigindo tanto do nosso tempo não. Minha vida não se resume a jogar não.

• Pelo visto vc não entendeu nada. Vamos lá..

Ações triviais (que não precisam ser pensadas) devem ser automatizadas, é oq defendo, pq? Pq não há necessidade de exigir o jogador online no momento. E pq? Pq oq vale num jogo de estratégia é como vc GERENCIA e ADMINISTRA seu tempo e recursos. E não qnto tempo de folga vc tem p gastar jogando. Vai me dizer que vc é contra as Rotas comerciais? Só pode ta brincando.

Vou listar coisas que a gente precisa fazer e que o Bot não tem como ajudar.
    1 - Planejar defesas ou Blocks (olhar os ataqs q vc recebe, onde fazer os encaixe, etc)

2 - Decidir quantas tropas enviar em cada ataque
    3 - Decidir como estruturar o ataque (quem ataca na frente.. quem vai depois.. como simular um bom fake.. Sim, Travian tem MUITO de blefe)
    4 - Verificar novas aldeias surgirem no mapa para destruir o quanto antes
    5 - Corrigir lista de farm por eventuais perdas (constantemente as aldeias natares vão fortalecendo, é preciso ler os relatórios e fazer correção na lista de farm)
    6 - Adequar envio de recursos das rotas comerciais pra desenvolver as aldeias. O bot vai construir mas não vai enviar os recursos. Então vc tem q ajustar as rotas mediante a necessidade de cada aldeia.
    7 - Verificar os itens no leilão para conseguir os melhores preços e assim gastar menos ouro (sim, nem todos são ricos).
    8 - Selecionar Oasis no mapa que deseja atacar (chega uma altura de jogo q a gente para de atacar Oasis pq não compensa perder o tempo neles.. pois tem muitas outras coisas p fazer.. Mas o Herói poderia ta upando muito nisso)
    9 - Ler os relatórios de combate e espionagem.
    10 - Espiar alvos NOVOS pra novas investidas.
    ...Cansei.. Listei agora coisa SÓ PRA SUA CONTA.. Vou listar agora coisas pra Ally:
    11 - Ler IGM da Ally (tem época q são muitas.. tem época q são longas.. toma tempo ler e discutir os assuntos)
    12 - Atender aos pedidos da Ally (mandar fundar em algum canto.. espiar algum alvo q foi solicitado.. atacar.. enviar recursos, etc)
    13 - Contribuir com informações pra Ally. Mesmo q vc não faça parte da Staff, um jogador participativo busca pelo menos informar das novas aldeias q surgem.. os atks q recebe, etc.
    14 - Ajudar membros da Ally além da Staff. Aqui e ali aparece alguém fazendo um pedido pontual que não tem a ver com foco da Ally, mas vc precisa ir lá da uma mão pra ajudar a pessoa a derrubar uma aldeia.. tomar um Oasis, etc.

Enfim, cansei. Falei as primeiras coisas q me vieram na cabeça. E agora? Vc ainda acha que o Bot vai fazer a gente parar de jogar? Olha o MONTE de coisa q temos q fazer e que BOT NENHUM vai conseguir fazer por nós...

E só pra concluir sobre eu admitir q uso bot sem ter vergonha. Vc sabia que a bebida alcoólica já foi proibida de consumir e vender? Porém hoje é legalizada, mas de uso regulamentado, pois provocou muita destruição. Já a maconha é proibida e vc não vê ninguém fazendo mal por conta dela (não vamos entrar no mérito do vício não pq álcool vicia muito mais q Maconha, isso é comprovado cientificamente). Então.. Ruin por ruin.. Pq Maconha é proibido e Álcool q causa MAIS DANOS é legalizado? Eu te digo oq é.. Lobby. Simples assim.

E antes que venha me criticar, eu nem bebo e nem fumo. Então não sou suspeito pra falar do assunto. Moral da história.. Não é pq ta na Lei/Regras que é certo. Travian tem uma demanda por automação.. os Bots sanam essa demanda pois TORNAM O JOGO MAIS JUSTO (sim, Bot deixa todos c as mesmas oportunidades, pois nivela o tempo de atividade dos jogadores). E na boa, injusto é vc jogar com 7 pessoas numa conta e o outro jogar só com 2 e vc ter melhor desempenho pq é mais ativo.. Vc realmente apoia isso?

E seguindo tua lógica, que acabar então com a Lista de Farm? Com as Rotas Comerciais tb? Tu tem noção de como essas funções tornaram o jogo mais justo? Antigamente pra vc farmar era passando o dia todo catando aldeia p farmar manualmente.. Ou seja, quem não trabalhava e tinha o dia todo em casa, farmava horrores..e quem era ocupado não farmava nada.. Obviamente seria fraco. Rotas comerciais a mesma coisa.. quem ficava o dia transferindo recursos desenvolvia a conta muito mais rapido do q quem não tinha.. Essa injustiça era tão grande que surgiu tanto BOT pra sanar isso ao ponto de Travian ABSORVER a ideia e legalizar.. E fez certo.. É isso que tem q fazer.. identificar a demanda e sanar.. E não ficar gastando recursos punindo sabendo q não traz resultado.

Enfim, se quiser debater um assunto de forma inteligente, seja bem vindo. Mas se for pra banalizar/ridicularizar sem ter nenhum fundamento, melhor ficar só jogando Travian o dia todo.

Post was edited 2 times, last by OxAriesxO ().

• "o jogador que decide gastar mais do seu tempo no jogo também tem direito a ver melhorias no seu jogo por consequência"
    Mas isso é justo? Ninguém tem a mesma disponibilidade que todos. Justo é vc avaliar em QUEM USA MELHOR O TEMPO. Isso sim é avaliar se um jogador é bom. Estimular q passe o tempo todo online só vai incentivar o uso não saudável do jogo. Fazer o jogador querer passar o máximo de horas possível online.. é ridículo vc recompensar isso.. Vc tem q recompensar RESULTADOS.. não "empenho" improdutivo.

É tipo vc gratificar mais aquela senhora q vem trabalhar todo dia numa loja de confecções (não precisa lidar com cliente) mas produz 10 peças por semana enquanto o outro tem metade da frequência mas produz 20 ou 30 peças por semana (pq trabalha melhor.. sabe usar melhor o tempo.. e mantêm a qualidade). Tipo, vc acha justo q tem q recompensar quem é mais ineficiente no seu tempo de trabalho? Eu acho que tem q recompensar quem é mais eficiente.. mais produtivo em relação ao tempo dedicado. Isso é ser bom.

"Se eu desenvolver um jogo FPS, e decidir incorporar aim hack porque há demasiados hackers,"
    Nisso concordo que Bot atrapalha. Pq? Pq FPS é um jogo de HABILIDADE.. diferente de Travian que é de Estratégia/Gerenciamento. Mas realmente são comparações bem diferentes.

"Acho que o facto de haver uma grande quantidade..."
    Realmente, elevaria muito o nível da competitividade. O jogo iria evoluir, eu pagaria pra ver :p
    Sobre existir uma "estratégia padrão" isso é relativo. Pois sim, existe o "padrão" da construção mais rápida, mais barata, etc. Mas o bot não iria ensinar isso.. vc que teria q escolher como priorizar (mande construir oq tiver recursos primeiro.. mande construir oq tiver a menor nível.. etc). E mesmo q fizesse.. as prioridades mudam.. Há momentos no jogo q vc tem q focar em CULTURA.. há outros q vc tem q focar em RECURSOS.. há outros (no Roa) q vc tem q focar em POPULAÇÃO.. e por aí vai. Então cabe ao jogador tomar a melhor decisão. O bot não teria como ajudar nisso.

"até porque então os ataques de madrugada ou horas mortas crescerão e de que maneira, e os defensivos poderão sair em desvantagem."

Concordo tb. Mas isso já remete ao problema de exigir muita atividade dos jogadores. Eu costumo me lascar por conta de fuso horário, faz parte infelizmente. Uma sugestão que já dei foi de criar um servidor com hora pra abrir e fechar todo dia sabe? Seria um teste interessante. Tipo, quando desse 00:00 fechava e só abria as 12:00. Então todo o período da "madrugada" (pra BR ou PT) o servidor ficaria fechado, travando completamente sabe? Como se tivesse parado no tempo. Mas isso iria mexer MUITO com a forma de jogar travian. Mas acho que seria um teste válido.. Acho que Travian conseguiria recuperar MUITOS mas MUITOS dos jogadores antigos que evadiram por falta de tempo. E tipo, há tantos servers de Travian.. O que custa fazer 3 Internacional desse jeito? Um que fecha as 00:00, outro as 8:00 e outro as 16:00. E passam 12h off.

Cara, MUITO OBRIGADO por conversar de forma decente, sem ofender e tentar realmente discutir a ideia de forma construtiva. Tu serve de exemplo pros outros q nem se deram ao trabalho de aprofundar o pensamento. O 2Mainstream teve uma preguiça de pensar que só Jesus na causa.

• Existe uma coisa que nao podes esquecer.

Essas automatizacoes todas iriam ter custos,custos esses que iriam ter que ser pagos pelos jogadores.

Achas que com essas alteracoes todas o jogo nao iria ficar mais pay-to-win? Isso nao iria afastar mais jogadores,ao contrario daquilo que dizes que traria jogadores de volta?

Se com o wave builder ja muitos se queixam do excessivo consumo de gold,imagina tornares o jogo basicamente todo automatizado.

Se esses bots nao sao lançados talvez seja mesmo para dar oportunidade aqueles que jogam com menos,ou ate nenhum ouro,de poderem continuar a jogar,independentemente de terem mais ou menos tempo para isto.

• "o jogador que decide gastar mais do seu tempo no jogo também tem direito a ver melhorias no seu jogo por consequência"
    Mas isso é justo? Ninguém tem a mesma disponibilidade que todos. Justo é vc avaliar em QUEM USA MELHOR O TEMPO. Isso sim é avaliar se um jogador é bom. Estimular q passe o tempo todo online só vai incentivar o uso não saudável do jogo. Fazer o jogador querer passar o máximo de horas possível online.. é ridículo vc recompensar isso.. Vc tem q recompensar RESULTADOS.. não "empenho" improdutivo.

Eu não disse que veriam mais recompensas do que quem gasta o seu tempo mais eficientemente, e isso já acontece. Conheço muito bons jogadores que são muitos melhores que eu, e devem passar metade do tempo que gasto no jogo. Eu acabo por ser recompensado em parte por passar tanto tempo, mas não se compara à recompensa de quem usa o seu tempo mais eficazmente (ainda ando a trabalhar nisso x) ).

"Se eu desenvolver um jogo FPS, e decidir incorporar aim hack porque há demasiados hackers,"
    Nisso concordo que Bot atrapalha. Pq? Pq FPS é um jogo de HABILIDADE.. diferente de Travian que é de Estratégia/Gerenciamento. Mas realmente são comparações bem diferentes.

O que queria apelar era mais à componente ética/filosófica por detrás da decisão da TG de o fazer, confrontada com o número de multis, botters e scripters no jogo. Parece-me mais uma forma de remendar do que propriamente uma mudança estrutural que permita que o jogo seja jogado sem a existência de 'cheaters'. Mesmo assim, percebo o ponto de vista.

"Acho que o facto de haver uma grande quantidade..."
    Realmente, elevaria muito o nível da competitividade. O jogo iria evoluir, eu pagaria pra ver :p
    Sobre existir uma "estratégia padrão" isso é relativo. Pois sim, existe o "padrão" da construção mais rápida, mais barata, etc. Mas o bot não iria ensinar isso.. vc que teria q escolher como priorizar (mande construir oq tiver recursos primeiro.. mande construir oq tiver a menor nível.. etc). E mesmo q fizesse.. as prioridades mudam.. Há momentos no jogo q vc tem q focar em CULTURA.. há outros q vc tem q focar em RECURSOS.. há outros (no Roa) q vc tem q focar em POPULAÇÃO.. e por aí vai. Então cabe ao jogador tomar a melhor decisão. O bot não teria como ajudar nisso.

Sim, mas é isso mesmo o que uma meta é. :) Claro que já existem metas em Travian, mas com a quantidade de variáveis existentes, facilmente se consegue explorar alternativas. Se reduzires o número de decisões possíveis a tomar, aumentas também a possibilidade de o número de estratégias reduzirem. O aumento de competição poderia até ser momentâneo, seguido por um período onde as melhores alianças do travian encontrariam a maneira mais eficiente de jogar tendo em conta os sistemas implementados, cimentando uma "meta" que pode ser replicada por outros, caso a informação saia. Aí quem venceria seria simplemente quem se aproximasse mais perto da eficiência de um bot, o que acho que não é saudável.

"até porque então os ataques de madrugada ou horas mortas crescerão e de que maneira, e os defensivos poderão sair em desvantagem."

Concordo tb. Mas isso já remete ao problema de exigir muita atividade dos jogadores. Eu costumo me lascar por conta de fuso horário, faz parte infelizmente. Uma sugestão que já dei foi de criar um servidor com hora pra abrir e fechar todo dia sabe? Seria um teste interessante. Tipo, quando desse 00:00 fechava e só abria as 12:00. Então todo o período da "madrugada" (pra BR ou PT) o servidor ficaria fechado, travando completamente sabe? Como se tivesse parado no tempo. Mas isso iria mexer MUITO com a forma de jogar travian. Mas acho que seria um teste válido.. Acho que Travian conseguiria recuperar MUITOS mas MUITOS dos jogadores antigos que evadiram por falta de tempo. E tipo, há tantos servers de Travian.. O que custa fazer 3 Internacional desse jeito? Um que fecha as 00:00, outro as 8:00 e outro as 16:00. E passam 12h off.

Percebo o teu ponto de vista, mas não acho que se alinhe ao do Travian em geral. O Travian sempre tendeu para algo mais "hardcore" relativamente ao tempo que tens que dispensar, tu e os teus amigos, de forma a conseguires capitalizar nos erros dos adversários. Sempre foi um jogo estilo maratona, onde tens que te manter atento à movimentação do inimigo e evoluíres bem. Isso por definição acaba por incentivar a permaneceres mais tempo no jogo, e gastares dinheiro no mesmo. É parte do modelo de negócio de um jogo online. Daí também teres coisas como tempos de construção, etc, de forma a não teres que estar sempre em jogo. No entanto, se quiseres jogar de forma mais competitiva, há sempre outras matérias em questão, que não se adaptam às de um jogador mais casual. Eu já fui jogador mais casual, e gostava de jogar Travian, mas não ganhava servidores assim, nem os disputava. Sempre que queres subir o patamar do teu jogo, tens que estar disposto a fazer o necessário para que tal aconteça. Se tal acontecer, não tem problema nenhum, mas não podes esperar que os outros façam o mesmo. Como em qualquer jogo, o elemento competitivo acaba por ditar as decisões dos 'developers', porque é o que mais rende.

Cara, MUITO OBRIGADO por conversar de forma decente, sem ofender e tentar realmente discutir a ideia de forma construtiva. Tu serve de exemplo pros outros q nem se deram ao trabalho de aprofundar o pensamento. O 2Mainstream teve uma preguiça de pensar que só Jesus na causa.

Nem sabes a piada que achei a isso, tendo em conta que somos irmãos. :D Ele simplesmente respondeu por ironia porque é mais pragmático. Eu gosto de andar pelas filosofias, o que demora mais tempo, e não garante resultados. :/ Há uma razão pela qual ele é staff e eu não :saint:

• Adorei a tua forma de escrever. Não só deste a tua opinião como relataste a minha futura resposta e me respondeste em conformidade. Se calhar és bruxo…

Mas adiante…

Listaste justamente aquilo que não tem interesse: aquilo que o bot não consegue fazer por ti para dizer que o jogo continua justo contigo a usá-lo.

E que tal listares justamente o contrário?

Tudo aquilo que ele faz por ti?

Presumo que entre elas, esteja a opção de evoluir campos/edifícios, correto? Isso a mim chama-se mestre de obras e custa-me 1 de ouro por construção, com o limite de 3.

Eu sou obrigado a pagar, tu usa-lo de forma gratuita, porque é de forma ilícita.

Eu para rodar listas de farms de 10 em 10 minutos, tenho que ir à lista de farms de 10 em 10 minutos rodá-las.

Presumo que o bot rode por ti, não?

Lá por a TG ter feito avanços na automação não quer dizer que toda a automação é bem-vinda, porque não é.

Este jogo joga-se com o uso do cérebro e com muitas vezes, o calor do momento.

Há coisas que ficam por fazer ou ficam mal feitas por causa de ser à pressa, porque tens 2/3 segundos para subir a lealdade a uma aldeia, senão perde-la.

Estás-me a dizer que é justo eu perder uma aldeia, eventualmente porque a net não é rápida o suficiente, ao mesmo tempo que tu, no mesmo cenário, podes dizer a um bot para a subir no segundo?

Ele até pode nem o fazer, não sei. Mas isso é o tipo de automação que estás a defender.

Travian é um jogo de estratégia, sim. Mas também é um jogo de guerra.

Na guerra, todos os erros têm as suas repercussões.

E neste momento, escondes-te atrás de um bot para reduzir ao máximo as consequências negativas que falta de tempo te poderá trazer, supostamente para balançar a coisa, quando estás a tornar a balança mais pesada para o teu lado.

Rotas comerciais são más? Não.

Porquê? Simples… jogo estratégico, jogo de guerra… para jogar farmville/sims ou o que quer que seja parecido, não venho jogar travian.

As listas vieram a dar jeito? Claro que sim.

Antes quem usava bot, já mandava os assaltos às aldeias programados. Agora manda o bot rodar a lista.

Na prática, esses não ganharam absolutamente nada. Quem ganhou foram aqueles que não jogam com bot e que porque uns usam bot, a automação tem que em parte ser incluída, para nivelar a balança ao máximo.

Dizes que por uma conta ter 7 jogadores é injusto face a uma conta com 2... isso tem bom remédio. Arranja mais 5 jogadores para a segunda conta.

Isso não é ilegal e portanto, não é censurável.

Aquilo que é censurável, é tu dizeres abertamente que usas bot, expressamente proibido nos 'Termos e condições' que aceitas quando entras num servidor e ainda achares que tens razão.

Ter uma opinião contrária e expô-la, não é ofensa.

Ser irónico, não é ofensa. É uma figura de estilo.

Eu até posso ser preguiçoso, mas não é a pensar, está descansado.

Mas na minha terra, dizer que uma pessoa tem 'preguiça mental' quer dizer uma coisa que por sinal já é ofensa.

Do outro lado do oceano não deve ser, senão não te irias por no papel da vítima ofendida. Certo?

• É, essa discussão vai render kkkk mas vamos lá.

1 - "E que tal listares justamente o contrário?"
    Pra q? Se o contrário é justamente oq deve ser automatizado. Sou a favor de automatizar tudo que não precisa ser pensado, ponto. O que vale num jogo de estratégia é a estratégia. Travian nem de longe é um jogo de Ação (jogo de ação com duração de 6 meses e 1 ano? E que avalia sua "atividade" enquanto vc dorme? Ta bem errado isso kkkk). Aí vc pensa, "e não pode ser ambos?" então Travian seria um RTS? (real time strategy), com atividade de 24h? por 6 meses? Isso é insano... Não é saudável. E esse é o ponto em questão. Estou c*g*nd* pro que tem nos termos de uso. Eles não estão acima da saúde mental de seus usuários. Estou defendendo um jogo mais justo e saudável.

2 - "Travian é um jogo de Guera". Sim, mas ainda é UM JOGO, então vc exigir q pessoa tenha uma atenção desumana é além do errado (essa é a crítica q faço. De não ser saudável, além de injusto.. Mais um ponto pra automação do jogo).

3 - "Você pode arranjar pessoas pra jogar por vc". Essa nem precisaria responder.. Então vc não está jogando... É igual vc por alguém pra jogar com você numa partida de Starcraft... Não é vc q ta jogando. E não venha falar de trabalho em equipe não pq não é justo uma equipe maior lutar contra uma menor, chega a ser ridícula a comparação kkk

4 - "Este jogo joga-se com o uso do cérebro e com muitas vezes, o calor do momento." Vc está descrevendo o jogo como ele é, eu estou descrevendo como deveria ser. Esse é o problema. Estou lutando pela mudança. Claro que tenho q preservar a base do jogo, afinal, não faria sentido eu querer que Travian virasse um FPS né? kkkk. A base do Travian é Estratégia. Ponto. Isso que deve ser mantido. Ninguém começou a jogar Travian pensando que seria um jogo ação. É tão SEM AÇÃO que até o combate a gente não vê acontecer, ele simplesmente inicia e termina instantaneamente.. É um jogo de Estratégia, Planejamento e Gerenciamento. Claro que se deve avaliar o tempo de resposta do jogador (até Xadrez faz isso, pra evitar abusos), mas não por isso na reta como avaliação principal, avaliando quem consegue "encaixar ao segundo" e deixar a internet decidir se vc vai conseguir (é sério q vc defende isso? Nem Bot consegue garantir o envio no tempo certo.. O Bot é limitado pela internet tb.. não posso nem viajar a trabalho que fico com a internet impossibilitada de fazer encaixe.. mesmo eu estando disponível)

5 - "E neste momento, escondes-te atrás de um bot para reduzir ao máximo as consequências negativas que falta de tempo te poderá trazer, supostamente para balançar a coisa, quando estás a tornar a balança mais pesada para o teu lado." Cara, é sério? Vc ta forçando a barra. É tão sem sentido oq vc ta afirmando q da até raiva ver isso, vc ta procurando um meio de discordar do bot pq VOCÊ está bem com isso (provavelmente passa o dia jogando e tem uma internet ótima sempre né? Bem esperto vc..). Me diga.. Como é que eu estou querendo tirar vantagem se eu estou defendendo o USO DO BOT PARA TOOOODOS. Como que EU quero tirar vantagem com isso? Na boa, argumente direito e seja imparcial.

6 - "Quem ganhou foram aqueles que não jogam com bot e que porque uns usam bot,". Faltou o complemento: "e que jogam com muitos na conta", ter 7 pessoas numa conta é mil vezes melhor que um bot.. Ou seja.. 90% (estou chutando valor, mas não duvido ser por aí não) dos jogadores que jogam Travian jogam SOZINHOS ou SEM BOT.. então oq estou propondo é oq? Que esses 90% possam ser competitivos. Isso é ruin pra vc? Tornar o jogo mais competitivo? (deixei em negrito pq quero que lembre de responder)

7 - "Dizes que por uma conta ter 7 jogadores é injusto face a uma conta com 2... isso tem bom remédio. Arranja mais 5 jogadores para a segunda conta.

Isso não é ilegal e portanto, não é censurável.". Na boa, não vou responder essa de vc me pedir pra arranjar mais 5 pra jogar na minha conta, sério mesmo. Mas sobre "ser ilegal" eu respondo: Novamente vc está descrevendo as coisas como elas são.. Eu estou descrevendo como deveriam ser. Vc acha bom dividir conta.. eu e muitas outras pessoas não acham (J.L, poderiam fazer uma enquete sobre isso né? Perguntar aos jogadores se eles preferem um Travian automatizado pra balancear o jogo com relação aos que dividem conta com vários.. Ou se estão ok em dividir conta e quem não divide é que ta jogando errado..Eu particularmente prefiro automatizar pq eu quero que EU esteja jogando.. não que joguem por mim. E isso não é hipocrisia pq o Bot sou eu q estou comandando, igual as rotas comerciais.. O mérito é de quem gerencia, é isso que quero que entendam)

Sobre vc ter se sentido ofendido, aqui na minha terra preguiça de pensar é uma expressão pura. Não está ligada a burrice (se foi oq vc pensou). Está ligado diretamente a preguiça de resolver um problema. A pessoa vê algo pra resolver.. vê que vai da trabalho.. e aí nem quer começar. Isso é muito comum em trabalhos acadêmicos, as pessoas ficam sem saco de por onde começar. Burrice é vc não ter condição de entender aquilo, eu até vejo como uma deficiência, por isso nunca uso.

E eu fiquei chateado com sua postura e um pouco ofendido (oq contribuiu com a chateação kkk). Ofendido por ter aparentemente debochado/ironizado minha proposta de forma distorcida (vc simplificou a coisa ao ponto do ridículo, quem lê e pensar que eu sugeri os jogadores pararem de jogar e deixar o bot jogar no lugar, que foi oq vc deu a entender, pensaria errado, pois não foi isso que sugeri). E chateado foi pq não vejo querer "refletir" sobre o assunto pra melhorar.. quer apenas deixar as coisas como estão (por isso falei "preguiça de pensar"). Isso sim é algo negativo, mas não é ofensa. Foi uma crítica construtiva. E se vc me permite, recomendo não aceitar as coisas como elas são e sim almejar como elas deveriam ser DENTRO DAS MUDANÇAS CABÍVEIS. Não podemos tb almejar uma realidade utópica/inalcançável né? Mas em Travian, tudo é possível, é um apenas um jogo, é só a empresa querer.. E a empresa só vai fazer isso se a comunidade demonstrar que quer, por isso luto tanto pra convencer cada um de que vai ser melhor pra todos isso. Os únicos que vão perder com isso são os que estão tirando vantagem desse sistema injusto.

Queria que o J.L lesse esse post, a sugestão em negrito seria bem interessante.

• boas.

Continuas a bater num ponto,que e o da automatizacao,pois permite que te diga uma coisa simples.

A tua conta e aquilo que estas disposto a fazer dela.Se nao tens disponiblidade e capacidade financeira,nunca poderas lutar pelos tops contra os melhores. Para andares nos tops tens que ter uma boa base monetaria e fazer sacrificios,tal como todos os outros.Mas nao e por nao andares nos tops que deixas de ser tao bom como outro qualquer.E isso e reconhecido seja pelos teus aliados,seja por adversarios. Se usares bots,nunca ninguem te dara valor algum...pelo menos nao aqueles que realmente jogam a isto e sabem como as coisas se processam.

Alem disso falares na tua conta da para perceber que nao es jogador de equipa,e que dificilmente serias uma mais valia para alguma alianca.

Num grupo bom todas as contas tem valor.Compriendo que por aqui seja dificil perceberes isso ja que se joga sempre para os mesmos.

O meu dual das finais esta a jogar pela primeira vez no bloco russo...ele e membro deste forum tambem. Talvez no futuro ele te possa explicar qual o valor que se da a todas as contas,sejam grandes ou pequenas,tenham 1 ou mais jogadores,joguem com ouro ou sem ele... talvez nessa altura ele tambem te possa explicar os beneficios que a alianca tem se nao se olhar apenas para meia duzia de contas.

Em relacao a votacao nao vejo como isso seria relevante,ja que quem e batoteiro no jogo tambem o sera no forum e o mais certo seria veres dezenas ou centenas de contas a fazer registo para participar nessa votacao,apesar de muitas virem do mesmo pc.

De qualquer maneira se achas que e um assunto que mereca assim tanto ser debatido,o conselho que te dou e deixares essas ideias para o embaixador lusobrasileiro,que ainda nao sabemos quem sera,e antes do TOT existir uma votacao,das contas ate a data registadas,sobre todas as ideias que o mesmo possa apresentar de forma a serem ou nao debatidas junto daqueles que tem realmente poder para mudar alguma coisa.

Aconselho que o faças com fundamento,e que o argumento sejs mais do que,"uso bot porque nao tenho tempo para vir a jogo e nao consigo estar ao nivel dos outros que dedicam mais tempo a isto"...

Um abraco e boa sorte