Sugestão - Implementação de um chat IN-GAME (delete o forum)

The applications for the 🔥 Legends on Tour 2020 - Summit 🔥 are open.

If you think you would be a good fit to represent one of these communities Anglosphere, Balkans, France, Germany, International COM, Italy, Lusobrasilero or Russia, read all the details and submit your application.

➡️ More information here ⬅️

The application closes in
  • Olá ramesses iii, bem vindo ao Fórum.

Acho que já vi essa sugestão antes, mas parece-me bastante válida, diria até que em vez de colocar onde dizes, que temos espaço para isso na página de jogo, visível independentemente de em que vista estejas ou edifício ou recurso.

Espero que o JL o sugira num próximo relatório (se ainda não o fez).

AA_MOD_Sig.png

Tens dúvidas? Tira-as no nosso Answers: T4 Answers |

O trabalho dos moderadores é voluntário, pelo que eles podem não estar disponíveis 24 horas por dia.

• Ha dias que não se passa nada, não há noticias... não ha dinâmica.

Falamos por IGM, ora estou eu ora estás tu offline, é horrivel.

depois uns usam whatsapp, outros discord, outros não tem paciência para as duas coisas tipo eu...

nada como um chat na hora para coordenar ataques, estratégias, defesas, tirar duvidas, etc etc

• Ha dias que não se passa nada, não há noticias... não ha dinâmica.

Falamos por IGM, ora estou eu ora estás tu offline, é horrivel.

depois uns usam whatsapp, outros discord, outros não tem paciência para as duas coisas tipo eu...

nada como um chat na hora para coordenar ataques, estratégias, defesas, tirar duvidas, etc etc

Olá ramesses iii

bem vindo e obrigado pela tua opinião.

na realidade concordo 100% contigo, e já dei essa opinião, mas irei meter isso mesmo no meu relatório desta semana.

E esperar a resposta da administração ok?

Abraço e mais uma vez, obrigado por pertenceres à nossa comunidade

• Concordo, o fórum da aliança no travian neste momento é um bocado inútil.

A solução do chat possivelmente será a mais simples e rápida de implementar, pela minha experiência anterior com jogos semelhantes que implementaram chats, funciona bem para facilitar a comunicação e interação entre jogadores nas allys que estejam próximos uns dos outros, bem como simplesmente tagarelar se a malta estiver a fim disso. A melhor implementação de chat que já vi em jogos destes acho que permitia chats privados com apenas um jogador, criar grupos de chat com vários jogadores específicos (bom para ataques/defesas) e chats da aliança ou império.

Ainda assim acho que a implementação de um chat não substitui uma reestruturação do fórum da aliança.

Pessoalmente acho que os fóruns das alianças em jogos destes têm bastante potencial. Falo muito de outros jogos, pois há 3 jogos semelhantes que durante toda a minha juventude joguei, sendo um deles o travian. Atualmente o travian é o único que jogo devido a viragens nos restantes jogos que tiravam a competitividade aos mundos, dando o pódio simplesmente a quem gastava mais dinheiro no jogo, mas porque joguei esses 3 jogos tanto tempo consigo compara-los e, não querendo ser destrutivo, mas de longe, o travian é o jogo com o pior fórum de aliança que eu joguei.

Nos 2 jogos que falo o fórum era uma das ferramentas mais importantes que existia, facilitava bastante comunicação entre aliados, nós usavámos o fórum para definir metas, expor dúvidas, apresentar tutoriais, conversar e conhecermo-nos um pouco simplesmente (como acontece um pouco nas salas gerais de whatsapp ou discord), partilhar farms, partilhar limpezas e ataques, partilhar defesas, etc.

Lá até podiam ser criados fóruns ocultos a que só a liderança ou o seu círculo de confiança tinham acesso para facilitar a gestão das diversas wings. Nesses jogos eu aprendi a jogar através do fórum, pois havia, literalmente, dezenas de tutoriais e mesmo quando a malta não percebia podia ir fazer questões e muitas vezes para a mesma pergunta saia a mesma explicação de várias maneiras diferentes, facilitando bastante a aprendizagem. Uma coisa que acho bastante comum é que muitas vezes a malta que joga mesmo bem, pode não saber bem como explicar, não é a regra, mas com bastante frequência acontece haver malta que apesar de jogar muito bem, simplesmente é terrível a ensinar.

No travian fui andando às cambalhotas de servidor para servidor, falando sempre com 2 ou 3 jogadores (normalmente liderança) para tentar aprender e melhorar o meu jogo, mas a verdade é que durante muito tempo apanhei líderes que não sabiam explicar-me o jogo, numa altura em que eu percebia tão pouco, que não conseguia fazer nenhuma questão aos líderes além de "O que é que estou a fazer mal?" o que é bastante desmotivante.

Nesses jogos, o fórum era uma ferramente muito importante, que os líderes valorizavam bastante e tentavam manter o mais organizado e ativo possível, e era quase essencial ir ao fórum todos os dias, incusivé, por vezes era um dos maiores prazeres do jogo e onde eu ia perdendo mais tempo, a falar com aliados no fórum. No travian, o fórum é uma ferramente morta, está lá, mas ninguém usa.

Uma das falhas mais óbvias que eu teria que apontar ao fórum do travian seria não indicar quando há mensagens por ler no fórum. Acho que seria apenas natural, que tal como são indicados o número de mensagens e relatórios por ler na barra de navegação destes, também fosse mostrado o número de mensagens por ler no fórum da aliança, coisa que não acontece. Isto só por si tira bastante valor à ferramenta, a malta não está simplesmente a entrar lá numa base regular para verificar se tem alguma coisa para ler ou não, se há lá algo de novo deveria ser chamada a atenção do jogador para isso.

Acho que só essa pequena alteração e um rejuvenescimento da interface do fórum poderiam ter potencial para fazer bastantes melhorias.

Noutros jogos, um fórum normal teria sempre as Abas/Fóruns Geral, Ataque, Defesa, Taberna, Tutoriais/Dúvidas, Sitters, *Liderança (oculto), isto seria a base de um fórum normal, bastante mais organizado e intuitívo que o que existe atualmente na maioria das alianças do travian, mas também grande parte disso devia-se a uma boa interface gráfica que tornava isto intuitivo.
    (por exemplo)
    DpBPkO8.png

Já o fórum do travian parece saído de 2005, e a sua interface está bastante desatualiza, tornando-o também, por natureza, muito menos apelativo e passo a dar alguns exemplos.

0swfDL4.png

Todos os diferentes temas apresentados aqui seriam muito mais intuitivos se constituíssem janelas pelas quais se poderia navegar, ao invés de ser necessário clicar em Alianças para navegar entre diferentes tópicos.

bDkNPjU.png

Comparativamente ao normal é uma navegação bastante mais dispendiosa que se tem que fazer no fórum. Sempre que se quer mudar de tópico são 2 páginas que tenho que carregar, a inicial e tópico certo, ao invés de ser só uma, a de selecionar a janela com o tópico. Parecendo que não, isto está basicamente a duplicar o tempo que perdemos só com a navegação do fórum.

Acho que o fórum tem bastante potencial, e está a ser demasiado desaproveitado/esquecido. A implementação de um chat era de valor, mas eu gostava mesmo era de ver uma reformulação do fórum de aliança no travian.

• Ja existiu um chat no travian. Na altura o irc.

E uma boa sugestao,e espero que seja tida em conta,mas tens 1 senao...

Nas aliancas que jogo a info e passada pelo skype,e no skype tens as diversas salas como ai meteste,geral,ataque,defesa,etc,mas no skype so la tens os membros que la queres ter,por isso nao sei ate que ponto um chat aberto a todos os membros da alianca seria utilisado pelos cordenadores.

De qualquer maneira e uma boa sugestao,e espero que o embaixador lusobrasileiro possa pegar em todas estas ideias e expor junto da TG no TOT.

Um abraço

• Concordo com o que dizes, mas acrescentaria que o chat in game da aliança, se incorporado no interface normal do jogo em vez da página da aliança (mais acessível, e faz com que toda a ally veja a mensagem) seria importante para tirar quaisquer dúvidas por partes de jogadores novos, ou mesmo anúncios gerais, etc, de forma a evitar possíveis spams de mensagens. Acho que é uma boa sugestão.