Análise de Tropas - Gauleses

  • Comecei a jogar com os Gauleses e comecei a fazer uns comparativos e resolvi compartilhar. Pode não ser novidade para os mais experientes, mas sempre ajuda aos novatos.


    Defesa


    Para defesa fiz um comparativo para identificar quantos de cada tropa precisava para conter um ataque então tive os seguintes resultados:


    1 - Contra infantaria (do melhor para o pior): Falange, Cavaleiro Druida, Espadachins, Haeduano e Trovão Teuthate.

    2 - Contra cavalaria (do melhor para o pior): Falange, Haeduano, Cavaleiro Druida, Espadachins e Trovão Teuthate.


    Até este ponto, tudo muito óbvio. Mas numa análise mais aprofundada, veremos que a Falange é sem dúvida a melhor tropa para defender a curto prazo. Mas depois que tiver um exército grande, onde o custo já não faz muita diferença mas o que pesa é o espaço que as tropas ocupam, então teremos que para defender o mesmo número de tropas, você ocupará um espaço muito menor com Cavaleiro Druida contra tropas de infantaria, cerca de 70% menos na população. Já contra tropas de cavalaria, você ocuparia 9% menos espaço com Haeduanos para ter a mesma defesa.


    Como sabemos que normalmente o inimigo ataca com tropas diversificadas, vale uma mesclagem dessas tropas, conforme a experiência do jogador e as tropas que está sofrendo ataque. Para isso, segue um resumo das tabelas:


    Para um ataque de 100 Salteadores ou 100 Legionários temos


    Tropas Quantidade Necessária Custo População
    Falanges 100 31.500 100
    Espadachins 114 60.990 114
    Trovão Theutate 160 174.400 320
    Cavaleiro Druída 35 38.150 70
    Haeduano 67 131.655 201



    Para um ataque de 100 Cavaleiros Teutões

    Tropas Quantidade Necessária Custo População
    Falanges 299 94.185 299
    Espadachins 747 399.645 747
    Trovão Theutate 374 407.660 748
    Cavaleiro Druída 272 296.480 544
    Haeduano 91 178.815 273



    No próximo post, uma análise do ataque dos Gauleses.

  • Continuando a análise das tropas gaulesas agora olhando os aspectos de Ataque


    Ataque


    De forma semelhante a defesa, para o ataque fiz um comparativo para identificar quantos de cada tropa precisava para derrubar uma defesa então tive os seguintes resultados:


    1 - Contra infantaria (do melhor para o pior): Espadachins, Trovão Teuthate, Haeduano, Falange e Cavaleiro Druida.

    2 - Contra cavalaria (do melhor para o pior): Trovão Teuthate, Haeduano, Espadachins, Cavaleiro Druida e Falange.


    Diferente da defesa, para o ataque não fará muita diferença entre o custo e a quantidade de população gasta. Abaixo as tabelas apresentando os resultados.


    Para uma defesa de 100 Falanges


    Tropas Quantidade Necessária Custo População
    Falanges 267 84.105 267
    Espadachins 62 33.170 62
    Trovão Theutate 56 61.040 112
    Cavaleiro Druída 111 120.990 222
    Haeduano 36 170.740 108



    Para uma defesa de 100 Cavaleiros Druidas

    Tropas Quantidade Necessária Custo População
    Falanges 765 240.975 765
    Espadachins 177 94.695 177
    Trovão Theutate 62 67.580 124
    Cavaleiro Druída 123 134.070 246
    Haeduano 40 78.600 120



    O ataque dos Gauleses não é o melhor no jogo mas as vezes se faz necessário, por isso sempre é bom ter uma noção do que construir.


    Espero que essa pequena análise venha ajudar os novatos. Depois tentarei fazer das demais tropas.

  • Sem querer discordar ou concordar. O que achas que faz com que, pelo menos nos servidores Lusobrasileiros existam praticamente sempre 40% contas gaulesas?


    Boa iniciativa !

    Quero só deixar a ressalva que convém esclarecer que aqui a simulação é apenas gauleses vs gauleses, porque se a simulação for vs romanos já é completamente diferente


    Abraço

  • Na verdade não importa muito a tropa que estará defendendo, só vai mudar a quantidade de tropas necessárias. Mas proporcionalmente eles terão as mesmas diferenças. Falo isso porque fiz o teste com outras tropas. A ideia foi apenas fazer um comparativo entre as tropas que estão atacando.

  • Acho seu comentário válido, mas é o que o colega anterior falou. Nos servidores onde só tem as três tribos iniciais, eles ainda são válidos.


    Eu mesmo nunca havia jogado com Gaulês então resolvi testar e daí o interesse de fazer essa análise. Mas bom que surjam comentários diferentes para que aqueles que consultarem, analisem os comentários e tirem as suas próprias conclusões.

  • Também não conheço muito esta realidade atual. Estive 2 anos sem jogar desde o último roa, mas já era uma tendência do nr de gauleses ser enorme, mas sim, existiram muitos egipcios nesses também. E concordo que grande % das contas gaulesas eram aquelas com aldeias de 600 a 800 de pop com uma aliança de 1 pessoa que ninguém se dignava a atacar...


    Por outro lado, nas questões de gold. Porquê que os gauleses são melhores sem gold? Eu já joguei gauleses com e sem gold, mas não me parecem ser assim uma tribo tão fácil.

    Na questão de gold joguei no RoA e era OFF. Aqui concordo contigo e se tivesse outra tribo talvez pudesse ter retirado muito mais potencial da conta, ainda que não seja um excelente jogador ou com grande experiência, parecia que faltava sempre alguma coisa.

    Nas questões de evolução, os romanos, se tiveres recursos e para mim, recursos a partir de mid game já não devem ser problema, dão 10 a 0 a gauleses, porque simplesmente consegues upar campos e recursos aos mesmo tempo.


    Por fim, concordo com o que dizes. Os egipcios são uma versão muito melhor dos gauleses. Tens mais ou menos os mesmos custos, o dobro do cereal e stats relativamente parecidas para full def, que é o principal objetivo dos gauleses.



    À parte e numa análise a frio e muito rápida:


    As arietes gaulesas têm 105 de def contra calavaria para quê? Percebo que ninguém assim faça ninjatas ou tente apanhar tropa a dormir a gauleses, mas estas também só têm 50 de Ataque contra 60 e 65 de romanos e teutões, respetivamente. Os custos dos gauleses são: 1910 recs vs 1830 dos romanos e 1720 dos teutões. Porquê? Eu percebo que queiram os gauleses como a tribo defensiva por default, mas não faz sentido terem custos tão altos para stats tão fracas, porque ninguem vai usar arietes para defender e talvez um buff pudesse vir por aí.


    Na verdade não importa muito a tropa que estará defendendo, só vai mudar a quantidade de tropas necessárias. Mas proporcionalmente eles terão as mesmas diferenças. Falo isso porque fiz o teste com outras tropas. A ideia foi apenas fazer um comparativo entre as tropas que estão atacando.

    Talvez não tenha percebido então o que querias dizer no modo ofensivo então.

    Porque se meter 100 pretorianos a defender 100 espadachins, pela defesa dos pretorianos vs infantaria (65) com o ataque dos espadachins (65) dará empate (isto sem contar bónus de muralhas e etc). Enquanto um haeduano com 140 de ataque matará os pretorianos facilmente.

    Se calhar não percebi bem a questão neste ponto ofensivo. Era a nível de população/poder de ataque?


    Abraço


    P.S - Lordirnit, não terei problemas em criar um tópico novo com a discussão acima se achares que não se adequa aqui!

  • Acho que a discussão é saudável e mostra pontos de vista da galera.


    O que quis dizer é que seja, romano, teutão ou gaulês na defesa, o poder que vou precisar para derrubar essa tropa, terei que gastar muito mais de recursos com uma tropa só de falanges do que com uma só de espadachins.


    Não sei se agora você compreendeu

  • Como o joaozorg bem disse, com o aparecimento das novas tribos, os Gauleses estão obsoletos. Quando os egipcios e Hunos forem introduzidos nos servers Legends, os gauleses deixarão de ser a tribo mais jogada, mesmo para defensores.

    Esta tendência, que já era expectável dadas as caracteristicas sobretudo dos egipcios, é visivel nas % de gauleses quer nos servers x10, quer agora no codex.

    E as razões são simples: egipcios tem melhor economia, entre o boost de recursos do heroi no inicio do server, até o bónus nos oasis,que espero que seja revisto antes que estas novas tribos sejam lançadas em todos os servers.

    Não há nenhuma razão prática para jogar gaules, excepto uma: fazer contas full druidas para defesa móvel.

    Este conceito de jogo já foi testado e implementado por algumas alianças em vários dominios, aquela em que eu jogo no anglo vai testar isso no próximo server, gauleses apenas fazem druidas, restantes defensores ou são teutoes e focam-se em lanceiros, ou são romanos e fazem pretorianos.

    Mas mesmo assim, os egipcios tem os anhur que andam perto dos druidas em stats e velocidade.

    Para novatos, as armadilhas ainda são uma pequena ajuda em inicio de server, mas acredito que há medida que mais jogadores vão experimentando os egipcios, mais vão abandonar os gauleses.

    .pt4: Maximus :teu01:/.fr3: Medianus :rom02:/.fr6: Minimus :rom03:/.ptp: Medianus:egy02:/.as7: Minimus :gau02:/.2019 Qualify Group A: Azor Ahai :hun01:/.as4: Pissed Pigeons :teu01:/ .2019 Finals: Makhai :egy02:/.ts20xv: Apocalypse :hun01:/.as3: Legion

  • A melhor tribo para mim sempre foi Gauleses. Não é uma tribo para todas as unhas é verdade, mas ainda é muito boa.


    Os egipcios têm mais vantagens.


    neste momento são as duas tribos que jogo e não concordo que gauleses seja inicio calmo... isso depende do tipo de jogador.

    Já vi romanos a nanar, e teutões a cochilar....


    Nenhuma tribo faz o jogo. O que faz o jogo é como o jogador o joga.

  • Boas,


    Sempre tive preferência pelos gauleses, no inicio do jogo os falanges são uma tropa barata e relativamente equilibrada, são de grande ajuda para todos os aliados e depois claro os druidas, muito rápidos e eficientes salvam literalmente ao longo do servidor inúmeros aliados… onde mais ninguém chega a tempo há sempre um gaulês que consegue encaixar os druidas!


    No entanto na tribo gaulesa eu só consigo ver vantagens na vertente defensiva, e com a inclusão dos egípcios estou completamente de acordo com o que foi dito acima… os gauleses tornam-se obsoletos, porque com a mesma disponibilidade de tempo/ouro consegue-se retirar muito mais de uma conta egípcia, só ainda não fiz essa transição porque nos servers normais do domínio luso-brasileiro as novas tribos ainda não foram incluídas. Espero que muito rapidamente esta situação seja revista com mudança nas stats das tropas, ou mais simples, trocando a fabrica de armadilhas por um edifício único que realmente faça a diferença no mid-late game!


    Cumps

  • Concordo contigo em praticamente os aspectos e obrigado pelo feedback!


    Ainda não experimentei o Codex, mas quando li as mudanças não tinha pensado na variadade de tácticas que podem surgir com isso.


    Em relação ao que já debatíamos, concordo de novo, o Gauleses off são praticamente inexistentes. Os haeduanos têm bónus defensivos que parecem excelentes, mas vendo o preço/consumo não compensa, ao contrário das bigas.


    Pessoalmente, tirando talvez os 2 primeiros servidores que joguei de gaulês nunca mais fiz armadilhas. Acho que para jogadores experientes ou bastante ativos acabam por ser um desperdício de recursos no early game, para os inexperientes acaba por ser apenas uma salva até existir malta com um bom número de tropas e sem medo de perder algumas em armadilhas (pessoalmente detesto :D).

    Acrescento que mesmo sem fazer armadilhas existe sempre aquele bluff psicológico que as poderás ter, mas que pode ser resolvido com um ataque com um pequeno nr de tropas (1 a 5) em assalto com as tropas mais baratas das tribos para confirmar.

    As fábricas podem ainda ser um bom instrumento de pop para o controle de regiões no codex, mas à partida torna-se inútil, a não ser que exista mesmo uma grande disputa pela mesma.


    De momento também não ideias ou potenciais sugestões para a tribo, mas acho que é importante perceber o que os criadores querem da tribo. No travian answers falam da velocidade, mas penso que nada de mais em que se possa pegar para ter ideias fáceis de se ter sugestões

  • Dizer que se vai jogar de gaules ofensivo,e quase o mesmo que dizer que se vai jogar de teutao defensivo,se bem que,os lanceiros ainda fazem alguma coisa.

    Um abraço

    Bom, teutao defensivo é perfeitamente viável, aliás um teutão defensivo faz quase a mesma defesa/ tempo que um gaulês. No entanto como os paladinos são unidades inferiores, a maior parte dos teutoes defensivos aposta quase a 100% em lanceiros.

    Por exemplo, neste momento no servidor em que estou, mais de metade do top20 de defensores são teutões.

    Durante muito tempo houve o mito que teutão não tem defesa, tem sim, e inclusivé tem uma das melhores unidades defensivas do jogo, que é o lanceiro.

    O mesmo não se pode dizer de gaules ofensivo, que é o pior em todos os parametros, comparado com as outras tribos.

    .pt4: Maximus :teu01:/.fr3: Medianus :rom02:/.fr6: Minimus :rom03:/.ptp: Medianus:egy02:/.as7: Minimus :gau02:/.2019 Qualify Group A: Azor Ahai :hun01:/.as4: Pissed Pigeons :teu01:/ .2019 Finals: Makhai :egy02:/.ts20xv: Apocalypse :hun01:/.as3: Legion

tg_TL-DQ4_970x250_181126.jpg